Sebastien Ogier comanda o Rali de Espanha, disputada que foi esta sexta-feira a primeira tirada da prova pontuável para o campeonato do Mundo da especialidade. Uma jornada com apenas três classificativas noturnas, todas elas ganhas pelo recém-coroado campeão do Mundo.
O francês da Volkswagen atacou desde o início, impondo-se por três segundos a Dani Sordo numa classificativa que já não era disputada desde 2009, e onde Ogier procurou adaptar-se à escuridão e à afinação escolhida para o seu Polo R WRC.
Depois Sebastien Ogier repetiu a dose no segundo troço – pontuado por uma chicane – ganhando mais 3,6s ao seu rival espanhol da Citroën, que admitiu estar a dar o seu máximo para tentar suplantar o campeão do Mundo.
O francês da Volkswagen terminaria o dia conseguindo o seu terceiro triunfo em especiais, ainda que fosse somente uma décima mais veloz do que o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala nos 16,3 km da classificativa Riudecanyes.
Desta forma Ogier parte para o segundo dia de prova 8,8 segundos à frente de Latvala, que beneficou dos seis segundos perdidos por Sordo na derradeira especial da tirada para subir ao segundo posto.
Contudo este ‘aperitivo’ diz pouco sobre o que poderão ser as etapas seguintes, já que menos de meio minuto separam os sete primeiros, entre os quais Thierry Neuville, que normalmente se sente muito à vontade nos pisos de asfalto e que concluiu este primeiro dia no quarto posto.
O belga está a menos de 20 segundos do líder, e possui menos de dez de vantagem sobre o quinto classificado, Mikko Hirvonen, aos comandos do segundo Citroën oficial.
Classificação após 3 PE
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 34m39,9s
2.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 8,8s
3.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroen) + 12,6s
4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford) + 19,1s
5.º Miko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen) + 27,3s
6.º Andreas Mikkelsen/Miko Markkula (Volkwagen) + 27,8s
7.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford) + 28,5s
8.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 1m07,7s
9.º Henry Paddon/John Kennard (Ford) + 1m09,0s
10.º Martin Prokop/Michal Ernst (Ford) + 1m13,0s