Ralis

WRC: Sebastian Ogier vence na Austrália num pódio totalmente Volkswagen

OgierAustralia814OgierAustralia314 600Sebastien Ogier venceu o Rali da Austrália, que este domingo se concluiu no leste daquele país dos antípodas. O francês impôs-se após uma dura batalha com o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala.

O duelo entre os dois pilotos da Volkswagen iniciado no segundo dia do rali prolongou-se pela derradeira jornada, com o finlandês a conseguir encurtar a distância para o campeão do mundo, que acabou por se impôr por menos de sete segundos.

A escolha de pneus acabou por jogar um papel decisivo no êxito de Sebastien Ogier, que apostou numa mistura de compostos duros e macios, não obstante o seu adversário não ter cometido os mesmos erros de sábado e fazer as opções certas e atacar neste último dia.

LatvalaAustralia314 600O prémio de consolação para Jari-Matti Latvala foi a vitória na Power Stage e com ela os três pontos suplementares, que mantém a diferença pontual para Ogier em meia centena de pontos, permitindo ao francês garantir o seu segundo título mundial em casa, na prova francesa do WRC.

Mas se o campeão do mundo tem de esperar pelo menos até ao Rali de França, a Volkswagen já pode celerar o título de construtores, numa prova onde monopolizou o pódio, com o terceiro lugar de Andreas Mikkelsen.

Contudo o norueguês teve de se aplicar, já que viu aproximarem-se Kris Meeke e Mikko Hirvonen, também interessandos em chegar ao pódio que na véspera lhes parecia fora do alcance. Eventualmente Mikkelsen conseguiria manter uma margem de 20 segundos face ao britânico da Citroën, que se superiorizou ao finlandês da M-Sport neste último dia de prova.

PaddonAustralia314 600Esta derradeira tirada ficou ainda marcada pelos problemas de Mads Ostberg, devido à suspensão partida no seu Citroën DS3, o que promoveu Hayden Paddon à sexta posição final. O neo-zelandês foi o melhor piloto dos Hyundai, diante do seu ‘chefe-de-fila’ Thierry Neuville, que nunca chegou a recuperar do tempo perdido na saída de estrada do primeiro dia.

Classificação final

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 2h53m18,0s

2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 6,8s

3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 1m18,0s

4.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen) + 1m44,0s

5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 1m53,6s

6.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 2m56,2s

7.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 4m28,2s

8.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 5m10,0s

9.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 6m39,8s

10.º Chris Atkinson/Stéphane Prévot (Hyundai) + 9m29,4s

Em destaque

Subir