Ralis

WRC: Percalço de Latvala deixa Ogier à beira da vitória na Sardenha

OgierSardenha314OgierSardenha314 600Sebastien Ogier terminou a segunda etapa do Rali da Sardenha no comando, aproveitando um percalço do seu companheiro Jari-Matti Latvala na 13.ª classificativa desta prova pontuável para o campeonato do mundo da especialidade.

Latvala, que dominara a tirada da véspera e iniciara a parte da tarde deste terceiro dia do evento com uma vantagem de 17,7 segundos sobre Ogier, acabou por cometer uma série de deslizes que em última análise o fizeram perder o comando e cair para o terceiro posto.

Primeiro, Jari-Matti deixou o motor do seu carro ir abaixo no troço de Monte Olia. Depois um embate forte com uma pedra na especial de Monte Lerno, obrigaram o finlandês da Volkswagen a trocar a roda do seu Polo R WRC e a perder dois minutos na operação e, com isso, qualquer possibilidade de lutar pela vitória nesta ronda italiana do WRC.

OstbergSardenha114 600Sebastian Ogier, que tinha efetuado uma grande recuperação na tirada de sexta-feira, viu-se assim no comando e com a possibilidade de voltar às vitórias, enquanto Mads Ostberg aproveitou para subir ao segundo posto. Que agora o norueguês tentará segurar no último dia de prova, apesar de 21,3 segundos o separarem de Latvala.

Mas os problemas na Volkswagen não se limitaram ao finlandês, já que também Andreas Mikkelsen se viu em apuros neste terceiro dia, quando partiu um amortecedor do seu Polo R WRC e o óleo vertido causou um princípio de incêndio num disco e o fez perder mais de 42 segundos para Ostberg.

Depois da perda de Mikko Hirvonen na véspera, a M-Sport viu todas as esperanças depositadas em Elfyn Evans. E o galês não desiludiu, tendo subido à quinta posição da classificação, aproveitando o azar (mais um) de Robert Kubica, depois do polaco ter batido com uma roda numa pedra a um quilómetro do final da 12.ª classificativa.

BernardoSousaSardenha314 600Quanto a Bernardo Sousa, o dia foi de sentimentos opostos. Primeiro teve que parar para mudar uma roda do seu Ford Fiesta RRC na 11.ª especial, e depois dores intensas no braço direito. Contudo o português concluiu a tirada no top dez e segundo na categoria WRC2 logo atrás do italiano Lorenzo Bertelli, num dia que viu os dois pilotos árabes, Yazeed Al-Rajhi e Nasser Al-Attiyah ficarem pelo caminho.

Classificação após a 13.ª PE

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h30m15,8s

2.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m49,2s

3.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 2m01,5s

4.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 2m37,8s

5.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 4m23,3s

6.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 5m26,1s

7.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 6m09,6s

8.º Khalid Al Qassimi/Chris Patterson (Citroën) + 15m05,2s

9.º Lorenzo Bertelli/Mitia Dotta (Ford) + 16m08,1s

10.º Bernardo Sousa (Ford), + 17m32,4s

Em destaque

Subir