Ralis

José Pedro Fontes impõe Porsche no Rali Vidreiro

JPfontesVidreiro314JPfontesVidreiro314 601José Pedro Fontes e Inês Ponte venceram este sábado o Rali Vidreiro, que a dupla do Porsche 911 dominou quase desde o início.  Uma superioridade que se admitia, mas que foi provada no terreno, aproveitando a rapidez das classificativas de asfalto das zonas da Marinha Grande e de São Pedro de Moel.

Fontes que assumira a liderança da prova no primeiro dia, repetiu a vitória no evento do Clube Automóvel da Marinha Grande, que o piloto do Porto já tinha ganho em 2010. Já Inês Ponte tornou-se na primeira mulher a subir ao lugar mais alto do pódio de uma prova do campeonato nacional de ralis.

A dúzia de segundos de vantagem com que arrancou para este segundo dia, José Pedro conseguiu nas seis classificativas acumular mais 16 segundos ao seu pecúlio e, para além disso, sendo o mais rápido em seis das nove especiais que compunham o rali.

Na sua primeira prova de asfalto com o Ford Fiesta R5, Ricardo Moura procurava conhecer melhor o comportamento do carro estreado no Sata Rali Açores, e depois de perceber que não podia desalojar José Pedro Fontes e o Porsche da liderança procurou manter a segunda posição, que logrou com sucesso.

Mesmo assim o piloto açoriano ainda conheceu alguma oposição por parte de Pedro Meireles, que apesar de interessado em acumular pontos para reforçar o comando do campeonato ainda se procurou aproximar de Moura. Um pião acabou por fazer o piloto de Guimarães em não correr mais riscos e contentar-se com o último lugar do pódio.

Embora se tenha notado que João Barros está mais habituado ao seu Ford Fiesta R5, o piloto de Paredes acusou demasiado a sua debilidade física – alinhou engripado – e não conseguiu discutir um lugar entre os três primeiros e a quarta posição foi o resultado possível.

CarlosMartinsVidreiro314 600No agrupamento de Produção Carlos Martins confirmou o bom andamento da véspera e a boa escolha de pneus e ganhou a categoria, ainda que um furo no Subaru de Adruzilo Lopes no final do rali lhe tenha facilitado a tarefa.

Já entre os carros de duas rodas motrizes Ricardo Marques mostrou-se sempre o mais rápido, tal como no primeiro dia, mostrando já estar completamente adaptado à condução do Peugeot 208 R2.

Classificação após a 3.ª PE

1.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Porsche) 59m59,6s

2.º Ricardo Moura/António Costa (Ford) + 36,3s

3.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 1m07,4s

4.º João Barros/Jorge Henriques (Ford) + 1m38,9s

5.º Carlos Martins/Pedro Conde (Mitsubishi) + 2m12,4s

6.º Diogo Salvi/Paulo Babo (Ford) + 2m42,1s

7.º Adruzilo Lopes/Vasco Ferreira (Subaru) + 2m57,3s

8.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi) + 3m19,0s

9.º Ricardo Marques/Paulo Marques (Peugeot) + 5m42,7s

10.º Paulo Neto/Vitor Oliveira (Citroën) + 5m49,7s

Em destaque

Subir