Sebastien Ogier podia ter celebrado já a conquista virtual do título ao vencer o Rali da Austrália, mas o azar de Mikko Hirvonen, que teve um furo na última classificativa, mudou completamente o cenário, já que a segunda posição de Thierry Neuville impede o francês da Volkswagen de se sagrar já campeão do Mundo.
Uma corrida só termina quando baixa a bandeira de xadrez, e isso ficou mais uma vez provado na prova australiana, já que quando se esperava que Hirvonen terminasse na segunda posição que ocupou durante quase todo o rali, o finlandês da Citroën teve um furo e perdeu quase um minuto.
Como Ogier tinha que bater Neuville por nove pontos neste evento para chegar ao título, a segunda posição do belga da M-Sport obriga o francês a esperar pela próxima prova do campeonato a disputar no seu país. Ainda por cima Neuville somou mais dois pontos com o segundo tempo na Power Stage.
Mesmo assim Sebastien Ogier somou a sua sexta vitória em dez ralis, coroando uma exibição sem mácula, contrariamente à concorrência, sobretudo a Citroën, que para além do furo de Hirvonen viu ainda Kris Meeke sair de estrada da Power Stage e desperdiçar a oportunidade de regressar à prova ao abrigo do Rally 2 e salvar a sua participação com alguns pontos.
O norte-irlandês terminou o troço a arrastar a roda traseira do seu DS3 WRC e concluiu o evento numa inglória 12.ª posição, enquanto Jari-Matti Latvala falhou o objetivo de chegar ao pódio ao furar na última classificativa. Mesmo assim o finlandês da Volkswagen conseguiu manter o quarto posto diante de Mads Ostberg e Andreas Mikkelsen, que perdeu o duelo com o seu compatriota da M-Sport.
Classificação
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h19m55,0s
2.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford) +1m32,1s
3.º Mikko Hirvonen (Citroen) + 2m02,1s
4.º Jari-Matti Latvala (Volkswagen) + 2m57,4s
5.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) +3 m17,2s
6.º Andreas Mikkelsen/Paul Nagle (Volkswagen) + 3m37,6s
7.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford) + 7m31,2s
8.º Nathan Quinn/Glen MacNeall (Mini) + 13m10,2s
9.º Khalid Al Qassimi/Scott Martin (Citroen) + 15m17,6s
10.º Abdulaziz Al-Kuwari/Ken Duffy (Ford) +17m27,7s
Campeonato do Mundo
1.º Ogier 212 pontos
2.º Neuville 129
3.º Latvala 110
4.º Hirvonen 103
5.º Sordo 96