Ao terminar com o terceiro melhor tempo a Power Stage do Rali de França-Alsácia, esta quinta-feira em Estrasburgo, Sebastien Ogier garantiu virtualmente o título de Campeão do Mundo de ralis. Isto apesar apesar de Thierry Neuville ter sido mais veloz do que o francês da Volkswagen.
É que o belga da M-Sport, o único que matematicamente poderia impedir Ogier de chegar ao título, foi o segundo mais rápido na especial de 4,5 quilómetros que serviu de ‘aperitivo’ à prova gaulesa, onde o mais veloz foi Dani Sordo.
O espanhol da Citroën foi sete décimas mais rápido do que Neuville e mais oito do que Ogier, que de imediato pôde ir comemorar o cetro mundial para junto de toda a equipa Volkswagen.
O francês conquista o primeiro título mundial da sua carreira e o primeiro da Volkswagen e do Polo R WRC, depois de ter ganho 13 provas do campeonato do Mundo, cinco das quais esta temporada, para além de ter subido 22 vezes ao pódio do WRC.
Mikko Hirvonen e Andreas Mikkelsen fecharam o top cinco desta Power Stage, onde Sebastien Loeb, não foi além do sétimo registo. O até agora campeão do Mundo, que se despede dos ralis para iniciar uma carreira no ‘Mundial’ de Carros de Turismo, gastou quase mais três segundos do que Sordo, mas mantém-se como um dos favoritos a vencer a prova.
Resultado da Power Stage
1.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroën) 3m20,8s
2.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford) + 0,7s
3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 0,8s
4.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroën) + 1,4s
5.º Andreas Mikkelsen/Paul Nagle (Vokswagen) + 1,5s
6.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Volswahen) + 2,6s
7.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën) + 2,9s
8.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford) + 3,7s