Nas Notícias

Woody Allen responde às “falsas e infames” acusações de ter abusado sexualmente da filha

woody allen 210woody allenUma assessora de Woody Allen revelou que o realizador considerou “falso e infame” o artigo em que é acusado, pela filha adotiva Dylan Farrow, de abuso sexual. A mesma assessora acredita que “Dylan Farrow provavelmente terá sido instruída pela mãe, Mia Farrow”.

Woody Allen volta à ribalta: nomeado para os Óscares e recentemente galardoado com o Globo de Ouro pela carreira, o realizador vê ressurgir as acusações de que terá abusado sexualmente da filha adotiva. Dylan Farrow, agora com 28 anos, publicou uma carta aberta num blogue do New York Times a contar como foi molestada quando tinha sete anos de idade.

“Quando tinha sete anos, Woody Allen me pegou pela mão e me levou a um pequeno espaço mal iluminado do segundo andar da nossa casa. Ele disse para que eu deitasse com o estômago para baixo e brincasse com um comboio elétrico do meu irmão. Então ele me agrediu sexualmente. Ele falava comigo enquanto fazia aquilo, murmurando que eu era uma boa menina, que este seria o nosso segredo, prometendo que nós iríamos a Paris e que eu seria uma estrela do cinema”, escreveu Dylan Farrow.

Woody Allen ainda não respondeu oficialmente, mas vai fazê-lo “muito em breve”, assegurou ontem a assessora do realizador, Leslee Dart. Da mesma fonte veio a única reação, com Dart a salientar que “o senhor Allen leu o artigo e o considerou falso e infame”.

A assessora recorda que as acusações não são novas e que já foram investigadas pela Justiça, que não encontrou provas que sustentassem a teoria da filha adotiva: “os especialistas concluíram que não havia evidência confiável de abuso, que Dylan Farrow tem incapacidade de distinguir a fantasia da realidade e que Dylan Farrow provavelmente teria sido instruída pela mãe, Mia Farrow”.

Mia Farrow era a companheira de Woody Allen quando ambos adotaram Dylan Farrow. Em 1992, após a atriz ter descoberto que o realizador mantinha um relacionamento com Soon-Yi Previn (que Mia Farrow tinha adotado com um outro companheiro), surgiram as primeiras acusações sobre Woody Allen, nomeadamente de agressão à filha adotiva Dylan.

Um promotor de Connecticut admitiu a existência de “razões suficientes” para que o realizador fosse a tribunal, mas o caso nunca avançou porque o mesmo responsável considerou Dylan Farrow “frágil demais” para tamanha batalha jurídica. Na resposta, Woody Allen acusou Mia Farrow de “manipular vergonhosamente crianças inocentes”.

Em 1994, um tribunal de Nova Iorque retirou ao realizador o direito de ver regularmente Dylan Farrow, até porque a filha adotiva rejeitava tais visitas.

“Woody Allen nunca foi condenado por crime algum e ter escapado do que fez comigo tem-me atormentado durante toda a minha vida”, escreveu Dylan Farrow, acusando Hollywood de aumentar o sofrimento: “toda a gente, à exceção de alguns (os meus heróis), fechou os olhos. Woody Allen é o exemplo vivo da forma como a nossa sociedade deprecia os sobreviventes de agressões e abusos sexuais”.

Em 1997, o realizador casou com Soon-Yi Previn, a filha adotiva de Mia Farrow, e o casal adotou duas crianças. A nível profissional, Woody Allen realizou mais de 40 filmes, ao longo de mais de 50 anos, e foi galardoado com quatro Óscares, entre outros prémios.

Em destaque

Subir