Cultura

Whitney Houston: Cerimónia fúnebre em direto na televisão e na Internet

whitney_houston1O funeral da cantora Whitney Houston, marcado para o próximo sábado, será aberto aos fãs, que através da televisão e da Internet poderão acompanhar a homenagem à norte-americana, nascida em Newark e falecida no passado sábado. A cerimónia decorre na New Hope Baptist Church, a partir das 12h00 locais (17h00 em Portugal Continental).

Whitney Houston vai ser alvo de uma homenagem aberta à comunidade, através da televisão e da Internet. A família pretendia um funeral mais recatado, reservado a convidados, e vai cumprir essa restrição. Mas acedeu aos pedidos dos fãs da cantora, que quiseram acompanhar de perto a cerimónia.

Assim, no sábado, a partir das 12h00 locais, o funeral à porta fechada terá uma janela aberta para o mundo. Esta homenagem a Whitney Houston terá transmissão em direto através da televisão e da Internet. A BBC revela que a transmissão estará a cargo da Associated Press, que fará a recolha e difusão das imagens.

Entretanto, a igreja New Hope Baptist Church transformou-se num local de concentração dos fãs de Whitney, que depositam flores e toda a sua mágoa. À porta da igreja, serão colocados dois ecrãs gigantes, para que do lado de fora seja possível acompanhar a cerimónia fúnebre.

O responsável pela cerimónia será o pastor Marvin Winans, que teve a seu cargo o casamento de Whitney Houston com Bobby Brown, no ano de 1992. Aretha Franklin foi convidada para cantar na cerimónia e Kevin Costner deverá discursar no funeral.

Entretanto, decorrem investigações que têm como objetivo determinar a causa da morte da norte-americana. A autópsia não foi conclusiva e alguns peritos defendem que, dadas as circunstâncias, há o perigo de persistirem dúvidas que nenhum exame possa esclarecer.

Certo é que não há indícios de crime. Whitney Houston foi encontrada submersa, na banheira, mas essa terá sido a consequência da sua morte, e não a sua causa.

Há suspeitas de overdose, por álcool ou comprimidos (o site que acompanha a vida das celebridades aponta essa causa de morte), mas os médicos-legistas que realizaram a autópsia não o confirmam. E a polícia de Beverly Hills também prefere adiar a divulgação de qualquer informação oficial.

Enquanto as autoridades tentam apurar a verdade, Whitney Houston será sepultada no sábado, no cemitério Fair View, em New Jersey, junto ao corpo do seu pai, falecido em 2003.

Em destaque

Subir