Velocidade

WEC: Toyota esmaga concorrência nas 6 Horas de Xangai

DavidsonBuemiXangai214DavidsonBuemiXangai214 600A Toyota dominou por completo as 6 Horas de Xangai, antepenúltima prova do campeonato do mundo de resistência (WEC), que este domingo se realizou no circuito chinês, com Sebastien Buemi e Anthony Davidson a reclarem a sua segunda vitória consecutiva.

Embora no início da corrida – marcado por um grande acidente – os carros japoneses parassem nas boxes antecipando o primeiro ‘pit-stop’ numa situação de bandeiras amarelas, a verdade é que rapidamente Sebastien Buemi e Stéphane Sarrazin anularam o atraso e chegaram à frente da prova.

A Porsche, que tinha largado da ‘pole position’ com o 919 Hybrid nº 14, acabou por não resistir ao assalto dos dois Toyota TS040 Hybrid, sendo que o n.º8 dominou os acontecimentos a partir dessa altura, tal o andamento imposto por Buemi e Davidson, seguido à distância por Sarrazin, Wurz e Nakajima.

DumasJaniBernhardXangai114 600“Na qualificação falhamos um pouco. Acho que a Porsche mostrou que estava genuinamente à frente, mas uma corrida de seis horas é algo diferente. Tivemos o carro para fazer o trabalho e é uma grande vitória”, declarou no final um feliz Anthony Davidson.

Romain Dumas e Neel Jani apenas conseguiram limitar as perdas da Porsche subindo ao último lugar do pódio, numa prova onde acabaram por ser mais felizes que os seus companheiros de equipa Brandon Hartley, Mark Webber e Timo Bernhard, que acabaram apenas na sexta posição depois de sofrerem um inoportuno furo durante um dos turnos do neo-zelandês.

A Audi foi uma sombra de si própria, ao terminar na quarta e quinta posições, com André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fassler a terminarem 12 segundos à frente dos seus companheiros de equipa Lucas di Grassi, Loic Duval e Tom Kristensen.

LottererDuvalKristensenXangai214 600Confirmando o favoritismo que detinha desde a qualificação, a G-Force impôs o Ligier JSP2 na categoria LMP2, apesar de Olivier Pla, Julien Canal e Roman Rusinov terem sentido alguma oposição ao longo da corrida. Isto depois de terem perdido a concorrência da KCMG, que viu Alexandre Imperatori destruir o Oreca Nissan na colisão com o Ferrari 458 de Gianmaria Bruni no início da prova.

Na categoria GTE Pro a Porsche conseguiu vencer finalmente, e logo com uma ‘dobradinha’, com Fred Makowiecki e Patrick Pilet a imporem-se aos seus companheiros de equipa Jorg Bermeister e Richard Lietz, aproveitando os problemas de motor que na última hora impediram Darren Turner e Stefan Mucke de darem mais uma vitória à Aston Martin.

Pedro Lamy, juntamente com Paul Dalla Lana e Christoffer Nygaard salvaram a honra da marca de Bunbury ao vencerem a categoria GTE-Am no Vantage n.º98, batendo os seus companheiros de equipa Richie Stanaway, Kristian Poulsen e David Heinemeier-Hanson.

PlaCanalRusinovXangai214 600Classificação final

1.º Anthony Davidson/Sebastian Buemi (Toyota) 6h01m15,319s

2.º Alexander Wurz/Stéphane Sarrazin/Kazuki Nakajima (Toyota) + 1m12,564s

3.º Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb (Porsche) + 1 volta

4.º Andre Lotterer/Benoit Tréluyer/Marcel Fassler (Audi) + 1 volta

5.º Lucas di Grassi/Loic Duval/Tom Kristensen (Audi) + 1 volta

6.º Brendon Hartley/Mark Webber/Timo Bernhard (Audi) + 2 voltas

7.º Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mattias Beche (Rebellion) + 8 voltas

8.º Andrea Belicchi/Fabio Leimer/Dominik Kraihamer (Rebellion) + 8 voltas

9.º Olivier Pla/Roman Rusinov (Ligier) + 11 voltas

10.º Scott Sharp/Ryan Dalziel/Rofolfo Gonzalez (HPD) + 14 voltas

Em destaque

Subir