Velocidade

Blancpain Sprint: Fim de semana complicado para Álvaro Parente

AlvaroParenteBaku314AlvaroParenteBaku314 600Álvaro Parente teve um fim-de-semana bem complicado em Baku, palco da derradeira ronda do campeonato Blancpain Sprint Series. Um traçado citadino na capital do Azerbeijão que foi tudo menos favorável ao McLaren MP4-12C da Bahltech que o piloto português dividiu com Filip Salaquarda.

Depois de uma qualificação dificil, em que o comportamento do carro não permitiu que Parente conseguisse melhor do que o 12.º tempo, o piloto do Porto esperava poder realizar um turno de condução que lhe permitisse uma grande recuperação na corrida de qualificação.

Mas cedo Álvaro Parente cedo percebeu que tinha uma tarefa quase impossível pela frente, dado não ter velocidade de ponta no McLaren branco e verde. O que o obrigou a arriscar levando a um incidente com o BMW de Alessandro Zanardi e lhe custou uma penalização com passagem pela via das boxes.

“Apesar de sentir que estava a sentir que estava mais rápido não conseguia aproximar-me dele para discutir a travagem. Mas ele cometeu um erro e senti que devia tentar aproveitar e fiz uma travagem tardia. Quando ele se chegou para a esquerda já não tinha como parar o carro e o toque foi inevitável. Mais tarde o Filip foi obrigado a abandonar com o spoiler dianteiro danificado”, conta o piloto português.

O segundo confronto não correu melhor, com Filipe Salaquarda a arrancar do 20.º lugar da grelha da partida, e quando Álvaro Parente passou para o volante do McLaren teve de se aplicar para recuperar alguns lugares, chegando ao top 12.

Infelizmente a quebra do motor de um carro que seguia à sua frente sujou o pára-brisas do McLaren branco e verde, obrigando o piloto portuense a ir às boxes para resolver o contratempo.

“Ataquei basrante, mas quando me aproximava dos seis primeiros fiquei com o pára-brisas cheio de óleo e não me restou outra solução senão ir às boxes para o limpar”, referiu ainda Álvaro Parente, que com o atraso não foi além da 16.ª posição. Não são os resultados que ambicionávamos, mas com tantas dificuldades era difícil fazer melhor”, rematou conformado.

Em destaque

Subir