Velocidade

WEC: Filipe Albuquerque testa pela primeira vez em Le Mans

AllbuquerqueLeMans114AlbuquerqueLeMans114 600Filipe Albuquerque vai testar pela primeira vez no mítico circuito de La Sarthe, como preparação para a sua estreia nas 24 Horas de Le Mans. Um momento muito aguardado pelo piloto português, que irá realizar a sua segunda corrida aos comandos de um dos protótipos Audi R18 e-Tron Quattro – depois da participação nas 6 Horas de Spa.

Para Albuquerque trata-se de preparar o momento mais alto da sua temporada, quer em termos de conhecimento da pista e afinação do carro, quer no que se refere ao estado físico e mental necessários para uma maratona tão exigente.

Antes da sua partida para os ensaios do próximo domingo, o piloto de Coimbra desdobra-se em entrevistas à comunicação social, nomeadamente na televisão, pois não é todos os dias que um português tem a oportunidade de guiar um carro que potencialmente se pode bater pelas primeiras posições em Le Mans.

Vão ser oito horas de intenso trabalho, que levam equipas e pilotos ao limite, pois só assim se pode aferir do seu nível de preparação para uma corrida tão exigente para pessoas e máquinas.

“Fizemos milhares de quilómetros ao volante do Audi R18 em circuitos espalhados por rodo o mundo nos últimos meses. Mas este teste significa o culminar de todo o trabalho”, começa por dizer Filipe Albuquerque.

AlbuquerqueLeMans214 600“Será o último teste antes de enfrentarmos a prova. É de extrema importância para todos e em especial para mim, que nunca corri em Le mans. Pilotar o Audi R18 neste circuito já é um sonho tornado realidade”, prossegue.

Para que nada falhe, Filipe vai inclusivamente percorrer a pé os 13,629 quilómetros do traçado de La Sarthe, cuja grande parte do perímetro faz parte da rede viária do município de Le Mans – portanto aberto ao trânisto nos restantes dias do ano.

”Há que preparar todos os detalhes. A Audi não deixa nada ao acaso. Os três carros vão estar a trabalhar em prol da equipa e em recolher o maior número de informação possível. É o único teste na pista”, explica o piloto português.

“Vamos trabalhar e ajustar todos os aspetos do carro, desde os pneus às suspensões, passando pelo sistema híbrido, o motor e a aerodinâmica. Vai ser intenso para todos”, conclui Filipe Albuquerque.

Em destaque

Subir