Velocidade

WEC: Domínio total da Toyota nas 6 Horas de Fuji

BuemiDavidsonFuji214BuemiDavidsonFuji214 600A Toyota alcançou um triunfo indiscutível nas 6 Horas de Fuji, prova japonesa do campeonato do mundo de resistência (WEC), que este domingo se disputpi naquele traçado nipónico. Um domínio que se materializou numa dobradinha, já que para ao triunfo do TS040 n.º 8 se somou a segunda posição do n.º 7.

Depois de terem alcançado a ‘pole position’ na qualificação, Sebastian Buemi e Anthony Davidson dominaram a corrida desde a partida até à bandeira de xadrez, liderando quase todas 236 voltas da prova, para se acabarem por impôr por 25 segundos aos seus companheiros de marca Kazuki Nakajima, Stéphane Sarrazin e Alex Wurz.

Buemi perdeu o comando momentaneamente na primeira volta, mas não tardou a levar a melhor quando voltou a passar na reta da meta. Só nessa altura o Porsche 919 Hybrid n.º20 passou pelo comando.

Depois Davidson esteve uma dúzia de voltas no segundo posto atrás de Mark Webber quando o Toyota n.º 8 parou antes do Porsche n.º 20, mas depois da segunda paragem do australiano nas boxes o TS040 vencedor passou para a liderança e passou a trocar o comando com o carro n.º 7.

WebberBernhardHartley214 600Webber e os seus companheiros de equipa, Timo Bernhard e Brendon Hartley acabariam por levar o Porsche 919 Hybrid ao último lugar do pódio, a uma volta dos vencedores. Isto depois de recuperar de um atraso causado por um furo.

Já no outro Porsche (o n.º 14), Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas concluiram a corrida uma volta atrás dos seus companheiros de equipa, aproveitando um dia verdadeiramente para esquecer para a Audi, que apenas terminou nas quinta e sexta posição.

Os R18 e-tron quattro não se revelaram competitivos face aos seus rivais. Algo surpreendente face ao que sucedera em Austin, com o carro n.º 1 – de Loic Duval, Lucas di Grassi e Tom Kristensen – a terminar à frente do n.º 2 – de André Lotterer, Benoit Trelyuer e Marcel Fassler.

Lotterer ainda chegou a liderar brevemente na partida, depois de uma arranque fulgurante largando de quinto, mas depois acabou por teve de levantar o pé ainda na volta inicial devido a dificuldades no sistema de alimentação, que acabariam por resultar numa penalização.

Com a vitória em Fuji Buemi e Davidson passaram para a liderança do campeonato de pilotos, numa prova onde não tiveram a companhia de Nicolas Lapierre, colocado de lado pela Toyota, já que se fala que o francês terá já assinado pela Nissan que alinhará no WEC em 2015.

DuvalKrisntensenDiGrassiFuji214 600Classificação

1.º Davidson/Buemi (Toyota) 6h00m39,367s

2.º Wurz/Nakajima/Sarrazin (Toyota) + 25,627s

3.º Bernhard/Webber/Hartley (Porsche) + 1 volta

4.º DumasJani/Lieb (Porsche) + 2 voltas

5.º Duval/Kristensen/Di Grassi (Audi) + 2 voltas

6.º Lotterer/Duval/Trélyuer/ (Audi) + 3 voltas

7.º Rusinov/Pla/Canal (Ligier) + 17 voltas

8.º Howson/Bradley/Imperatori (Oreca) + 17 voltas

9.º Yacaman/Brundle/Ihara (Morgan) + 20 voltas

10.º Minassinan/Zoblin/Mediani (Oreca) + 21 voltas

Em destaque

Subir