Velocidade

WEC: Audi fez apresentação do seu novo protótipo R18 nas ruas de Le Mans

AudiLeMans2014Audi Le MansTal como prometera a Audi Sport fez esta terça-feira a apresentação oficial do seu novo protótipo R18 e-Tron Quattro nas ruas da cidade de Le Mans, que em Junho servirão de palco ás verificações técnicas e desfile nas vésperas das famosas 24 Horas.

Um acontecimento que, como seria de esperar, atraiu à Place Des Jacobins milhares de pessoas, que assim puderam ver de perto a nova decoração do LMP1 da marca de Ingolstadt, guiado nesta ocaisão pelo dinamarquês Tom Kristensen, nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans.

O piloto nórdico será apenas um dos que compõe a tripulação do protótopo n.º 1, sendo que no n.º 3 estará o português Filipe Albuquerque, sendo que nesta apresentação o interesse recaiu mesmo sobre o novo carro, que pela primeira vez surgiu pintado de branco, cinza, vermelho e negro.

Audi Le Mans“As cores são simbólicas. O cinzento sublinha o sucesso passado da corrida Esta cor é muito pacífica, constitui a base da nossa decoração. Ao passo que a segunda cor, o branco se harmoniza bem com o cinza e surge de forma mais singela. É o sinónimo da tecnologia híbrida”, justificou Dirk Van Braeckel responsável pelo projeto na Audi.

“O branco é utilizado de maneira assimétrica de modo a simbolizar a complexidade desta tecnologia do grupo motopropulsor. Optamos pelo preto mate como um contraste com o branco brilhante”, prosseguiu Van Braeckel.

Quanto ao vermelho, o mesmo responsável refere que ela representa a performance da Audi, complementando os gráficos. “Esta decoração é particularmente impressionante de noite e procura dar uma sensação muito especial aos espetadores. Por vai da sua orientação longitudinal os gráficos exprimem a velocidade que está presente em Le Mans”, sublinhou.

Audi Le Mans“Mesmo as jantes têm vermelho. Com a rotação isso dá um efeito muito dinâmico”, acrescentou ainda o mesmo responsável da marca alemã, já que o R18 não se fica aqui em matéria de novidades.

A cilindrada do V6 TDi passou de 3,7 litros a 4 litros, de modo a otimizar ainda mais o motor, já de si bastante eficaz. E depois de ter testado diferentes sistemas de recuperação de energia a Audi decidiu utilizar um sistema híbrido que faz recurso a um volante de inércia, bem em voga.

“Optamos por um conceito depois de testes aprofundados. Este oferece-nos um equilíbrio ótimo, entre a utilização da energia aerodinâmica, o peso, a eficácia da conversão de energia, a reatividade, a maneabilidade e uma estratégia de exploração favorável, combinada com a fiabilidade. Que continua a ser uma condição essencial para se ter sucesso em Le Mans”, justificou Wolfgang Ullrich, diretor da Audi Sport.

Em destaque

Subir