Velocidade

WEC: Audi consegue ‘dobradinha’ em Austin e Pedro Lamy vence categoria GTE-AM

AudiAustin214WECaustinPodio214 600A Audi conseguiu uma ‘dobradinha’ nas 6 Horas de Austin, que este fim-de-semana se disputaram no Circuito das Américas, no Texas. Um resultado que se começou a desenhar após o dilúvio que marcou o primeiro terço da corrida e que obrigou inclusivamente à sua interrupção.

Marcel Fassler, Benoit Trélyuer e André Lotterer – que até nem tinham sido particularmente rápidos na qualificação – foram os mais consistentes ao longo da prova, rumando às boxes quando a chuva se abateu sobre o traçado americano.

A tripla do Audi R18 e-Tron Quattro .º 2 manteve um andamento constante quando a prova foi retomada quase uma hora depois, e apesar do ascendente de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb no Porsche 919 Hybrid n.º 14 ter permitido assumir a liderança na fase intermédia da corrida, Fassler, Trélyuer e Lotterer acabariam por fazer prevalecer a sua estratégia.

Audi2Austin214 600No último terço da prova tornou-se claro que dificilmente o Audi n.º 2 dificilemente seria batido, e isso ficou ainda mais evidente quando o Porsche n.º14 começou a ter dificuldades em acompanhar os seus adversários, que passaram a ser os do Audi n.º 1, que Lucas di Grassi, Loic Duval e Tom Kristensen acabariam por levar à segunda posição.

O tempo perdido nas boxes pelo Porsche n.º 14, somado ao andamento fortíssimo de Anthony Davidson e Sebastian Buemi acabariam por levar o Toyota TS040 Hybrid n.º 8 á terceira posição. Um pódio que serve de magro consolo para uma equipa que partira da ‘pole position’ mas que vários percalços – nomedamente o despiste na altura em que o temporal se abateu sobre Austin – impediram de lutar pela vitória.

Toyota8Austin214 600O Porsche 919 Hybrid n.º 20 e o Toyota TS040 n.º 7 nunca estiveram em posição de lutar pelas posições cimeiras, sobretudo depois de saídas de pistas na altura em que a chuva caiu copiosamente, pelo que o top cinco foi o desfecho natural.

Nas categorias GTE a Aston Martin saiu vencedora, nomedamante na GTE AM, onde Pedro Lamy foi o obreiro do triunfo do Vantage n.º 98, que dividiu com o dinamarquês Chtistoffe Nygaard e com o canadiano Paul Dalla Lana, que bateram o outro Vantage inscrito na mesma classe.

Classificação

1.º Fassler/Lotterer/Trelyuer (Audi) 157 voltas

2.º Di Grassi/Duval/Kristensen (Audi) + 53,016s

3.º Davison/Buemi/Lapierre (Toyota) + 1m03,945s

4.º Dumas/Jani/Lieb (Porsche) + 1 volta

5.º Hartley/Webber/Bernhard (Porsche) + 2 voltas

6.º Sarrazin/Conway/Wurz (Toyota) + 2 voltas

7.º Prost/Heidfeld /Beche (Rebellion) + 8 voltas

8.º Howsol/Bradley/Matsuda (Oreca) + 12 voltas

9.º Zlobin/Minassian/Mediani (Oreca) + 12 voltas

10.º Sharp/Dalziel/Brown (HPD) + 16 voltas

Em destaque

Subir