Economia

Wall Street encerra em baixa acentuada arrastada pela Twitter que perdeu 20,5%

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa acentuada, com os investidores dececionados com resultados de empresas, desde logo a Twitter, que perdeu 20,5 por cento, apesar da nítida progressão do crescimento da economia dos EUA no segundo trimestre.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o tecnológico Nasdaq teve a maior queda, de 1,46 por cento, para os 7.737,42 pontos.

O alargado S&P500 desceu 0,66 por cento, para as 2.818,82 unidades, e o seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,30 por cento, para as 25.451,06.

No conjunto da semana, o Dow Jones e o S&P500 valorizaram 1,57 por cento e 0,58 por cento, respetivamente. Já o Nasdaq perdeu 1,06 por cento.

“Os investidores consideraram mais os resultados trimestrais das empresas que os do crescimento da economia norte-americana”, comentou Peter Cardillo, da Spartan Capital.

Particularmente visado, depois da divulgação durante o dia de uma série de resultados de empresas, o título da Twitter afundou, ao desvalorizar 20,5 por cento, e arrastou na queda o conjunto do setor tecnológico.

O subíndice do S&P500 que junta os valores tecnológicos perdeu 1,99 por cento, com perdas de 2,54 por cento para a Alphabet, 2,17 por cento para a Netflix e 1,66 por cento para a Apple.

A Facebook, depois de ter perdido 19 por cento na quinta-feira, fechou hoje com numa nova desvalorização, desta vez de 0,78 por cento.

“Sente-se a fragilidade económica do setor tecnológico, tanto que está sob a atenção do regulador”, afirmou Jack Ablin, da Cresset Wealth Advisors.

Apesar da forte taxa de crescimento do produto interno bruto dos EUA no segundo trimestre, de 4,1 por cento, superando os 4 por cento pela primeira vez em quatro anos, os índices bolsistas caíram.

“É um crescimento vigoroso”, classificou Chris Low, da FTN Financial.

Em todo o caso, Jack Ablin, da Cresset Wealth Advisors, relativizou, considerando que “parece haver um sentimento generalizado de que este crescimento já atingiu um pico”.

Em destaque

Subir