Mundo

Voo do homem-pássaro é falso e autor assume que vídeo é encenado

homem_passaroA história do holandês que dizia ser um homem-pássaro é, afinal, encenada. Mas não caso único de vídeo falso que engana milhões e provoca a produção de notícias em massa. O engenheiro que se dizia chamar Jarno Smeets surgia nos céus de Haia, Holanda, voando com o apoio de dois pequenos motores. Enganou milhões, mas assume que tudo não passa de uma encenação, com o objetivo de testar os meios de comunicação na Internet.

“Consegui! Neste fim de semana, coloquei as minhas asas novamente, para um segundo teste. E aqui está! É preciso dizer mais alguma coisa? Basta assistir ao vídeo”, escrevera o engenheiro holandês Jarno Smeets, na apresentação do vídeo em que se apresenta como homem-pássaro. Na verdade, Jarno chama-se Floris Kaayk. Não é engenheiro, mas um cineasta.

As imagens mostram um humano equipado com asas de tecido, que movimenta os braços do mesmo modo que um pássaro, conseguindo vencer a gravidade e mantendo-se nos céus durante alguns minutos, sobre um parque de Haia.

O vídeo é gravado por terceiros e pelo próprio homem-pássaro, que transporta uma câmara no capacete. Assim que ‘aterra’, ouve-se um imenso aplauso e gritos de entusiasmo: afinal, o Homem pode voar como um pássaro.

Depois de ver o vídeo falso multiplicado de forma viral na Internet, surge a confissão: é tudo falso, numa montagem bem feita. O objetivo de Floris Kaayk era criar uma narrativa que se difundisse online, para analisar o comportamento dos meios de comunicação social na Internet.

Este não é o primeiro caso de vídeo falso que surge na Internet. Recentemente, um pai quis mostrar ao mundo que a sua filha de 4 anos conseguia conduzir. O vídeo acabou multiplicado e aceite como válido, tal como este homem-pássaro. Transformou-se em notícia, em falsa notícia. Recorde o vídeo.

 

Em destaque

Subir