Nas Notícias

Vírus que mata coelhos foi introduzido “de propósito”, acusam caçadores açorianos

coelhoUm grupo de caçadores manifestou-se em Ponta Delgada, nos Açores, contra o que consideram ser um surto hemorrágico provocado, para interditar a caça de coelho em quase todas as ilhas açorianas. Já foi apresentada uma queixa em tribunal e as instâncias europeias são o passo seguinte. O Governo Regional dos Açores reage a estas críticas, garantindo que cumpriu a obrigação de tomar as medidas necessárias, para travar a doença.

Os caçadores açorianos garantem ter provas de que o surto hemorrágico que afetou os coelhos em São Miguel foi provocado, com o objetivo de impedir a caça.

Nesse sentido, manifestaram-se em Ponta Delgada, de forma ordeira, com os cães de caça.

Os caçadores acusam o Governo Regional de nada fazer e revelam-se cansados deste tipo de procedimentos. Desse modo, decidiram apresentar uma queixa no tribunal da Graciosa.

“Desta vez não há dúvidas de que foi mão criminosa. E por isso apresentámos uma queixa”, disse um representante, que prometem continuar a luta, com uma queixa no Parlamento Europeu, “contra a passividade” dos governantes.

O Governo Regional dos Açores reage a estas críticas, garantindo que cumpriu a obrigação de tomar as medidas necessárias, para travar a doença.

Realce-se que este surto hemorrágico impediu a caça em quase todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores.

Em destaque

Subir