Nas Notícias

Vinhos das adegas e cooperativas portuguesas conquistam Moscovo

vinhovinho 600A presença das adegas e cooperativas portuguesas na edição 2014 da Prodexpo, que se realizou em Moscovo entre os dias 10 e 14 de fevereiro, foi um sucesso. No XVI concurso de vinhos desta feira internacional, as associadas da Federação das Adegas e Cooperativas de Portugal, Fenadegas, conquistaram 26 medalhas, 12 de ouro e 14 de prata, além de terem concretizado negócios com vários importadores russos.

Caves Vale do Rodo, Adega Cooperativa de Vermelha, Adega Cooperativa de Favaios, Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, Vercoope-União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes foram as adegas cooperativas distinguidas pelos vinhos produzidos.

No entanto, o destaque vai para a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões que foi a mais premiada, arrecadando 14 medalhas: seis de ouro e oito de prata, para vários dos seus vinhos.

A concretização de vários negócios foi outra das conquistas realizada pela Fenadegas em Moscovo, numa altura em que este mercado está a ganhar uma importância crescente para a exportação das adegas e cooperativas portuguesas, que pretendem chegar aos cinco por cento dos valores anuais de exportação para a Rússia.

Para o presidente da Fenadegas, Basto Gonçalves, “estas distinções são a prova de que os vinhos de adega e cooperativa são de uma excecional qualidade e que devem ser tidos em linha de conta pelo consumidor na hora de efetuar a compra”.

Sobre a Fenadegas

A Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal foi fundada em 1981, por um conjunto de 24 adegas. Atualmente conta com 56 cooperativas associadas diretamente e ainda com três Uniões – UNIDOURO, UDACA e VERCOOPE –, representando quase todas as regiões do país.

Em destaque

Subir