Nas Notícias

Vídeo: Zao, a ilha das raposas

zao Sabia que no Japão há uma ilha só para raposas? Em Zao, na província de Miyagi, existe uma vila habitada quase em exclusivo por este parente afastado dos cães. Os humanos nipónicos toleram esta excentricidade porque as raposas descem de uma deusa da fertilidade e prosperidade.

Em meados de 2013, a dupla norueguesa Ylvis colocou meio mundo a repetir uma questão (em inglês) sobre as raposas: ‘What does the fox say?”

Muitos têm procurado a resposta no outro ‘canto’ do mundo, o Japão. Num país que já foi notícia por ter uma ilha de coelhos e outra ilha de gatos existe ainda Zao, a ilha das raposas.

Zao, que significa ‘vila das raposas’, fica na província de Miyagi e pode ser visitada por cerca de 75 cêntimos.

O bilhete inclui ainda alguma comida própria para raposas e um aviso: não tente alimentar os animais à mão, pois não estão domesticados e podem pensar que a mão é uma refeição mais apetitosa…

Nesta vila (que acabou por dar o nome à ilha), o número de raposas que vivem em liberdade é impressionante: quase tanto como a confiança com que se aproximam dos humanos.

Para além do impulso turístico, há um motivo religioso para os japoneses tolerarem uma terra só para as raposas: os nipónicos acreditam que este parente afastado dos cães é um descendente de Inari Okami, a deusa xintoísta do arroz, um símbolo de fertilidade e prosperidade.

Em destaque

Subir