Nas Notícias

Vídeo: Parte da Turquia às escuras e a suspeita de ‘apagão’ terrorista

blackout na turquia Um “incidente” pouco frequente deixou várias cidades da Turquia às escuras, durante várias horas. Ahmet Davutoglu, o primeiro-ministro, não escondeu que as “causas” do ‘apagão’ podem estar relacionadas com um ataque terrorista: “Todas as pistas estão a ser estudadas”.

Alguns dias após a “Hora do Planeta”, quando mais de 10 mil cidades desligaram voluntariamente as luzes, a Turquia viveu ontem horas de escuridão, com um ‘apagão’ que parou serviços de metro e interrompeu o trânsito aéreo.

Por volta das 10h36 (menos duas horas em Portugal continental), a eletricidade foi abaixo em 49 das 81 províncias do país, de acordo com os dados avançados pelos jornais turcos.

Durante várias horas, a companhia nacional de eletricidade (Teias) tentou repor a energia, mas o ‘blackout’ obrigou as autoridades a fechar metros, elétricos, comboios e até aeroportos.

Sem eletricidade, os semáforos deixaram de funcionar, provocando alguns caos nas principais vias das maiores cidades turcas. As comunicações telefónicas e a internet também foram afetadas, o que paralisou a maioria dos serviços e atividades.

Ahmet Davutoglu, o primeiro-ministro da Turquia, antecipou que o ‘apagão’ terá sido provocado por uma avaria técnica

Porém, quando questionado por um jornalista sobre a hipótese de terrorismo, não a descartou: “Todas as pistas estão, neste momento, a ser estudadas”.

Taner Yildiz, o ministro da Energia, acrescentou que o ‘blackout’ foi o mais grave em 15 anos. “Estamos a investigar para determinar as causas que provocaram este ‘apagão’”, acrescentou.

Em destaque

Subir