Nas Notícias

Vídeo: Um metro ‘alimentado’ a hidrogénio

metro hidro A China, um dos países mais poluidores do mundo, está a desenvolver um metropolitano que só emitirá água. O veículo poderá atingir a velocidade máxima de 70 quilómetros por hora. Um tanque carregado com hidrogénio dará para 100 quilómetros ‘de prego a fundo’.

Na China, a emissão de gases poluentes é um problema semelhante ao país: gigante. As principais cidades chegam a passar dias imersas em nuvens de poluição. No ano passado, o ministro do Ambiente admitiu que quase 90 por cento das cidades falharam nos parâmetros de qualidade do ar.

Para minorar o problema, a Sifang Company, uma subsidiária da empresa estatal que gere a rede ferroviária, está a desenvolver um metropolitano que circula graças ao hidrogénio, pelo que a única emissão será… de vapor de água.

De acordo com os dados citados pelo The Times of India, o metro poderá circular durante 100 quilómetros à velocidade máxima, que é de 70 quilómetros por hora.

Com capacidade para transportar 380 passageiros, o veículo só precisará de três minutos para encher o depósito.

“A distância média de uma linha de metro na China é de 15 quilómetros. Assim, um depósito de hidrogénio será suficiente para que o metro efetue três viagens”, adiantou o engenheiro que lidera o projeto, Liang Jianying, citado pela agência estatal Xinhua.

Depois de dois anos a preparar um protótipo, a empresa deverá iniciar os testes na cidade costeira de Qingdao.

Em destaque

Subir