Insólito

Vídeo: T-shirt “Sou uma bomba” leva tribunal em França a condenar mãe e tio de Jihad

suisbombehttps://www.youtube.com/watch?v=eflxuokXeMQ

Jihad, nascido a 11 de setembro de , foi para a escola com uma t-shirt que dizia “Sou uma bomba”. Por ter a data nas costas, o Tribunal de Nimes (França) condenou a mãe e o tio da criança por apologia a crimes, nomeadamente ao atentado de 11 de setembro de 2001.

A mãe e o tio de Jihad – palavra que, nas línguas de origem arábica, significa ‘guerra santa’ – foram condenados a uma pena de prisão (suspensas) e ao pagamento de uma multa por apologia a crimes. O caso, que ocorreu em França, tem por base uma… T-shirt.

A 25 de setembro de 2012, Jihad foi para a escola de Sorgues, em Vaucluse, com uma camisola que tinha à frente a expressão “Sou uma bomba” e nas costas o nome da criança e, por baixo, “nascido a 11 de setembro”. A roupa assentou mal à autarquia, que instaurou um processo alegando que a t-shirt se referia aos atentados de 11 de setembro de 2001, nos EUA.

A família foi absolvida na primeira instância, mas agora – quase um ano depois – o Tribunal de Recurso de Nimes alterou a sentença. Bouchra Bagour, a mãe, foi condenada a uma pena de um mês de prisão e uma multa de 2000 euros, enquanto o tio, Zeyad Bagour, foi condenado a dois meses de prisão e ao pagamento de 4000 euros.

As penas de prisão ficaram suspensas, avança o jornal Midi Libre, e só serão aplicadas se houver reincidência. 

Em destaque

Subir