Nas Notícias

Vídeo: Super-herói que não tolera abstenção nas Europeias é banido

dinamarca voteman 400 Por decisão do parlamento dinamarquês, foi banida uma campanha em vídeo, que tinha como objetivo incentivar ao voto nas eleições europeias. ‘Voteman’, um super-herói violento, não aceitava que os eleitores se abstivessem, nas eleições do dia 25 de maio. E prometia fazer vida negra a quem faltasse às urnas. Mas a campanha, que foi difundida no YouTube, foi removida depois de inúmeras críticas ao parlamento.

‘Voteman’ é uma personagem fictícia, criada na Dinamarca, pelo parlamento, para combater a abstenção nas eleições europeias do próximo dia 25. Tão fictícia como violenta…

Apresenta-se a decapitar um jovem que manifestou pouca vontade de votar.

Depois, o vídeo conta a história do passado de ‘Voteman’…

Era um jovem que se esqueceu de votar, nas eleições Europeias. E desse modo ficou afastado de ter palavra em questões europeias essenciais.

A partir daquele momento, decidiu que iria dedicar a sua vida a obrigar todos os cidadãos a votar.

O super-herói ataca os abstencionistas com estrelas de ninja – as estrelas da bandeira da União Europeia.

Atira pela janela o casal que está na cama a ter uma relação, em vez de ir votar.

O musculado e agressivo ‘Voteman’ esbofeteia e atira pelo ar um jovem abstencionista. Pontapeia outro em direção às urnas, usa todos os métodos violentos para combater a fuga dos eleitores aos locais de voto.

No entanto, a campanha gerou uma onda de críticas e não foi bem aceite pelos dinamarqueses, quer nas redes sociais, quer na esfera política, ao ponto do parlamento ordenar a suspensão da campanha.

Mogens Lykketoft, presidente do parlamento dinamarquês, refere à AFP que “muita gente considerou o desenho animado muito ofensivo”.

“Não era essa a intenção e no futuro o parlamento terá mais cuidado”, acrescenta Lykketoft.

Esta campanha custou mais de 25 mil euros. Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=q4iDnsS6wBY

Em destaque

Subir