Mundo

Manifestantes deixam Vietname a ferro e fogo: 15 fábricas destruídas, 500 detidos

vietname manif chinavietname manif chinaUm grupo de manifestantes vietnamitas incendiou 15 fábricas chinesas, localizadas na província de Binh Duong, no Vietname. A razão deste protesto, que ocorreu nesta terça-feira, é a instalação de uma plataforma petrolífera chinesa numa zona que o país reivindica: o Mar da China Meridional. Há 500 pessoas detidas, apanhadas a incendiar as fábricas.

Cerca de 500 manifestantes foram apanhados em flagrante delito a incendiar fábricas chinesas instaladas na província de Binh Duong. Além dos incêndios, os vietnamitas detidos também participaram em pilhagens às fábricas.

A origem deste protesto no Vietname está na construção de uma plataforma petrolífera, por parte da China, no Mar da China Meridional, que é reivindicada pelos manifestantes vietnamitas.

Por seu turno, a China também reivindica a soberania do Mar da China Meridional, assim como o Vietname, as Filipinas, a Malásia, Taiwan e o Brunei.

Perante a escalada de violência, as autoridades locais tentam pôr cobro às manifestantes, mas a região está a ferro e fogo, palco de diversas manifestações contra a China. Pequim já expressou grande preocupação contra os protestos de que tem sido alvo. Estima-se que pelo menos 20 mil pessoas tenham participado neste ato de protesto.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China já fez saber que as autoridades de Pequim esperam que os responsáveis pelos “atos criminosos sejam punidos” e que estas “ações criminosas cheguem ao fim”.

Em destaque

Subir