TV

Vídeo: Três razões saudáveis para comer mais ananás

O verão chegou e a subida da temperatura convida a comer fruta tropical. O ananás é uma excelente aposta para quem gosta de um sabor mais forte e, ainda por cima, faz bem à saúde.

Há pelo menos três motivos que tornam o ananás numa fruta ideal para o tempo de calor, como aponta Cynthia Sass, a nutricionista que colabora com a equipa do New York Yankees e com as publicações The New York Times e Time.

Carregadinho de vitamina C

O ananás está carregadinho de vitamina C. Por norma, só nos lembramos deste nutriente com a aproximação do inverno, uma vez que é conhecida a ação de fortalecimento do sistema imunitário. Mas a vitamina C também é fundamental no verão.

Basta uma chávena com pedaços de ananás para consumirmos mais do que a dose diária recomendada de vitamina C, que é um poderoso agente antioxidante. Este efeito não é de descurar no verão, quando expomos mais o corpo à radiação solar.

Há ainda estudos que comprovam que a a falta de vitamina C provoca uma redução de 25 por cento na queima de calorias, uma maior acumulação de gordura corporal e um aumento da cintura.

Faz bem à pele

Rico em manganésio (uma chávena suprime 75 por cento da dose diária recomendada), o ananás é um dos melhores aliados que a sua pele pode ter neste verão. É o manganésio, em conjunto com a já citada vitamina C, que permite a formação de colagénio, o componente que previne a flacidez da pele e as rugas.

O manganésio, tal como a vitamina C, é um poderoso oxidante, pelo que também ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta.

Melhora a digestão

Há quem use o ananás para amaciar a carne nos grelhados, mesmo sem saber como tal acontece. A responsabilidade é uma enzima que mais parece um palavrão: bromelaína.

Esta enzima, que pode ser obtida juntando ananás à refeição (afinal, só precisamos de uma parte para marinar a carne), facilita a digestão das proteínas e reduz a sensação de indigestão e azia.

O ananás é ainda rico em fibra, o que ajuda a manter o ritmo intestinal e previne a prisão de ventre.

Ao natural ou transformado

São três motivos saudáveis para que coma mais ananás, quer ao natural, quer transformado.

Quem tiver algumas reservas quanto ao sabor pode adicionar ananás a uma grande variedade de receitas, desde batidos a grelhados.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=X9K7HU9538KM

Em destaque

Subir