Nas Notícias

Vídeo: PSP acusa pai de usar filho como “escudo” na detenção que choca país

policia2Captura de um homem com um filho ao colo, em Lisboa, por parte da Polícia de Segurança Pública, gerou a revolta dos populares. A polícia justifica a atuação com o facto de o homem “injuriar um agente” e acusa o pai de usar o filho “como escudo”. O vídeo do incidente invadiu as redes sociais e também nas redes sociais a PSP emitiu um comunicado onde esclarece a sua atuação.

O caso ocorreu no passado sábado. Um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) interceta um condutor, na Rua Morais Soares, em Lisboa, por uso de telemóvel ao volante de um automóvel. O condutor terá, segundo as forças de autoridade, reagido de forma “injuriosa”, o que provocou um pedido de reforço de segurança.

O episódio foi filmado por alguém que se encontrava na varanda de uma casa, junto ao local da detenção. As imagens não exibem o momento da abordagem ao condutor, mas mostram o homem com o filho ao colo, rodeado por agentes da PSP, que tentam a detenção.

O homem está a segurar o filho, que lhe é retirado dos braços – o choro da criança é audível nas filmagens –, sendo que os agentes da PSP concretizam a detenção, perante o testemunho do menor, que assiste bem de perto à cena.

Foi um caso que provocou a fúria dos cidadãos que se encontravam no local. Ouviram-se gritos de revolta, contra a violência excessiva e contra o facto de a criança ter sido também ela vítima desta ação policial em Lisboa.

O vídeo acabou por ser divulgado no Youtube, primeiro, e nas redes sociais, mais tarde, suscitando uma enorme revolta por parte dos cibernautas. E esta reação levou a PSP a utilizar os mesmos instrumentos (redes sociais) para esclarecer os motivos da sua intervenção.

Num comunicado publicado na página oficial da Polícia de Segurança Pública no Facebook, pode ler-se que “o condutor assume uma postura agressiva e injuria o polícia”, depois de ter sido intercetado a “exercer condução fazendo uso de telemóvel”, na Rua Morais Soares.

O elemento da PSP que está na origem deste caso, na abordagem ao cidadão, “apercebe-se de que este se encontra acompanhado por um filho menor (de colo) e por um cunhado”.

Em virtude da “postura agressiva” do condutor, o agente da PSP “solicita reforço para o local”, o que sucede. E já com mais elementos da polícia no cenário, as autoridades informam o condutor de que “a sua conduta constitui ilícito criminal, pelo que deveria cessar a sua conduta”.

De acordo com o esclarecimento da PSP, o condutor “continuou a injuriar o polícia” que o abordou em primeiro lugar, sendo que este “deu-lhe voz de detenção”. A partir daqui, todos os acontecimentos são filmados, sendo que as autoridades sublinham que o homem retirou o filho do colo do cunhado.

“O condutor retirou o filho do colo do cunhado e serviu-se da mesmo como ‘escudo’ para evitar a consumação da detenção. Aquilo a que se assiste no filme é exatamente ao momento em que, com o maior cuidado possível, os elementos policiais separaram e retiram o cunhado, asseguram a integridade física da criança”, realça a nota policial.

A criança é posteriormente colocada “temporariamente sob a atenção e cuidado de uma agente feminina” – as imagens também o comprovam – enquanto os agentes policiais procedem à “manietação do condutor, agora detido, sem ser possível verificar qualquer imagem de violência”.

Veja as imagens em Vídeos Virais.

Em destaque

Subir