TV

Vídeo: Polícia detém rapariga de 14 anos e relança debate sobre violência nos EUA

Os EUA estão, mais uma vez, a discutir um caso de eventual violência e racismo policial. Em causa está a detenção de uma adolescente negra, de 14 anos, depois da polícia ter sido chamada devido a desacatos numa piscina comunitária. O agente, filmado a puxar de um ‘taser’, foi suspenso.

Uma adolescente de 14 anos, de raça negra, foi imobilizada por um agente da polícia de McKinney, no estado do Texas (EUA), durante uma detenção.

Mas a agressividade do agente perante a aparente falta de reação da suspeita, assim como o facto de ter chegado a puxar de um ‘taser’ perante outros jovens, fez relançar o (eterno) debate sobre a violência policial, sobretudo quando envolve agentes brancos e civis negros.

Refira-se que a polícia tinha sido chamada ao local, uma piscina comunitária, por populares que se queixaram de desacatos provocados por um grupo de jovens.

A atuação de Eric Casebolt, o polícia, foi filmada através de um telemóvel e não tardou a ficar viral nas redes sociais.

“Penso que uma série de pais brancos estavam chateados porque uma série de miúdos negros, que não vivem no bairro, estavam na piscina”, explicou Brandon Brooks, o autor da filmagem, ao site BuzzFeed.

Para imobilizar a suspeita, que tem apenas 14 anos, o polícia chegou a puxar-lhe pelo cabelo e a empurrar-lhe a cabeça contra o chão, numa altura em que a adolescente estaria a chorar e a pedir que entrassem em contacto com a mãe.

O polícia encontra-se suspenso e o presidente da autarquia de McKinney mandou abrir um inquérito ao incidente.

Em destaque

Subir