Nas Notícias

Vídeo: O poderoso anúncio da Nike que gerou controvérsia

A Nike criou um anúncio de combate à discriminação e defesa da igualdade, no desporto e na vida. São 90 segundos com uma mensagem poderosa, mais de quatro milhões de visualizações e muitas reações negativas. Porquê? Veja o vídeo. Nós explicamos.

Vai sentir um arrepio quando vir o anúncio da Nike. A voz é arrebatadora, assim como a mensagem, que retira os limites da terra prometida. É um hino à igualdade, não apenas no campo de jogo. O campo de jogo perde as fronteiras e espalha-se pela cidade, onde se vive o sonho de justiça e respeito mútuo.

“A igualdade não deve ter fronteiras”, defende a Nike. E as fronteiras são precisamente os limites de um campo de jogo. E por isso se cria um vínculo não só entre jogadores, mas entre pessoas, anónimas. A bola deve saltar à mesma altura para todos.

Se podemos ser iguais num campo, poderemos sê-lo fora dele, porque a igualdade não pode ter fronteiras.

Esta é a mensagem genuína da Nike, no seu anúncio, que contabiliza números impressionantes: mais de quatro milhões de visualizações no Youtube.

Mas há mais detalhes que passam ao lado dos números e das imagens. Uma em cada três reações ao anúncio é negativa. Porquê?

Os comentários contam-nos tudo. Há quem acuse a Nike de transmitir uma mensagem de igualdade, ao mesmo tempo que cria “escravos de 5 anos” para fabricar os seus produtos.

“A igualdade não tem fronteiras… A não ser que uma criança trabalhe para criar os produtos da Nike…”, pode ler-se, num dos comentários.

“A Nike não pensa nas questões da ‘igualdade’ das pessoas que trabalham nas suas fábricas”, realça outra pessoa.

Controvérsias à parte, veja o anúncio, que não perde os seus méritos, com peça de marketing.

Em destaque

Subir