Nas Notícias

Marcelo Rebelo de Sousa sugere o nome de Mário Soares para o novo aeroporto

O chefe de Estado português sugeriu que o aeroporto complementar de Lisboa, possivelmente localizado no Montijo, seja batizado com o nome de Mário Soares.

“Se é possível ao Presidente da República fazer alguma sugestão, ela é de que essa nova realidade mereça o nome de Mário Soares, homenagem justa a quem serviu o país”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa durante uma visita à OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca.

Para o Presidente da República, a opção sobre esta “nova realidade aeroportuária” configura “uma decisão de regime, uma decisão governativa muito importante para o país”.

“É uma opção fundamental para o país a médio e a longo prazo, mas que envolve também a valorização da nossa Força Aérea. São duas realidades que se encontram irmanadas”, reforçou.

Esta sugestão de Marcelo Rebelo de Sousa acontece no dia em que o Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal assinam um memorando de entendimento para “estudar aprofundadamente” um aeroporto complementar ao de Lisboa, mais precisamente no Montijo, dez anos depois de ter sido equacionada a hipótese “Portela + 1”, que foi abandonada em 2008.

Nos últimos anos, a construção de um novo aeroporto na região de Lisboa ou a existência de uma infraestrutura complementar ao Aeroporto Humberto Delgado tem estado em discussão.

Foram realizados vários estudos e analisadas várias localizações, sendo a construção da infraestrutura em Alcochete, concelho de Alenquer, a que esteve mais próxima de seguir em frente.

Em destaque

Subir