Mundo

Vídeo: Pensionistas provocam caos no banco nacional da Grécia

Os bancos gregos fecharam as portas, à espera de um acordo entre a Grécia e os credores. A exceção a esta regra foram os pensionistas, que puderam ser atendidos aos balcões. Uma exceção que gerou o caos no banco nacional grego. Veja o vídeo.

As restrições impostas pelo governo de Alexis Tsipras – enquanto a Grécia e os credores não chegam a acordo – passaram pelo fecho dos balcões bancários, sendo que os gregos apenas podem levantar 60 euros por dia, nas caixas multibanco.

Uma vez que a maioria dos pensionistas não tem cartão multibanco, os balcões abriram-se para estas pessoas, que assim puderam levantar a sua reforma e ter dinheiro para garantir uma normalidade.

Mas normalidade foi tudo o que faltou à entrada do banco nacional grego. Um verdadeiro caos, com centenas de pensionistas ‘esmagados’ à porta da instituição bancária.

As filas ganharam uma dimensão inesperada, a paciência esgotou-se. Os gritos e os empurrões foram mais um sinal do cenário que se vive na Grécia, país que entrou em incumprimento perante o FMI.

Estas imagens correram mundo. E são reveladoras de uma questão perturbadora. Os gregos já não têm medo do futuro, somente. Também têm medo do presente.

Em destaque

Subir