Nas Notícias

Vídeo: Passageiros evacuados do navio preso no gelo da Antártida

navio russo Os 52 passageiros do ‘Akademik Shokalskiy’, o navio russo encalhado no gelo na Antártida desde 24 de dezembro, foram hoje evacuados de helicóptero para o quebra-gelo australiano ‘Aurora Australis’. A bordo permanecem os 22 tripulantes.

Os 52 passageiros do ‘MV Akademik Shokalskiy’, o navio russo que a 24 de dezembro ficou preso no gelo da Antártida, foram hoje evacuados de helicóptero. O aparelho enviado pela China conseguiu pousar no gelo, próximo à embarcação, e transportou as pessoas para o navio australiano ‘Aurora Australis’, um dos três navios quebra-gelos enviados para o local.

“Conseguimos chegar todos ao ‘Aurora Australias’”, revelou Chris Turney, que lidera a missão científica que pretendia recriar a expedição à Antártida realizada há um século por Douglas Mawson. “Um grande obrigado a todos pela ajuda!”, escreveu o professor da Universidade de Nova Gales do Sul na conta do Twitter.

A bordo do ‘Akademik Shokalskiy’ permanecem os 22 tripulantes. A equipa russa vai manter-se no navio até que este fique operacional, tanto mais que os mantimentos são suficientes para várias semanas.

Com a evacuação de helicóptero ficou completa a primeira parte da missão de resgate, organizada pela Autoridade de Segurança Marítima Australiana. As primeiras tentativas de resgate, com o recurso aos três quebra-gelos, falharam devido ao mau tempo e à densidade do gelo que cerca o navio russo.

As primeiras aproximações por helicóptero também tiveram de ser abortadas devido ao mau tempo. Hoje, a aeronave chinesa conseguiu realizar as várias viagens necessárias para evacuar os 52 passageiros, que desde o dia 24 de dezembro têm lido, visto filmes e realizado exercícios físicos enquanto esperavam pelo auxílio.

Em destaque

Subir