Nas Notícias

Vídeo: País “livre de políticos” começa a nascer em 2020

Um dos fundadores do PayPal quer construir um país de raiz para “libertar a Humanidade dos políticos”. A nação será um arquipélago de cidades flutuantes, a ‘fabricar’ nas proximidades da ilha de Tahiti.

Peter Thiel, um dos criadores do PayPal, é o principal financiador desta iniciativa do Seasteading Institute, uma organização que tem por objetivo “libertar a Humanidade dos políticos”.

O projeto visa a criação de “milhares” de cidades flutuantes em 2050, formando uma nova nação em águas independentes, adianta o presidente do instituto, Joe Quirk.

Com a primeira ilha a ficar pronta (de acordo com os planos) em 2020, os habitantes poderão escolher “uma de diversas formas de governação”, acrescentou Quirk.

“Os sistemas de governo, como os conhecemos, não evoluem. Ficaram presos, há séculos, porque o direito à propriedade leva à violência pelo controlo monopolista”, acrescentou o responsável.

A ideia não é propriamente nova, mas foi relançada agora com a aprovação, pela Polinésia Francesa, de uma zona económica experimental.

Este país, um dos mais ameaçados pela subida dos oceanos, concedeu uma autorização ao Seasteading Institute para arrancar com várias cidades flutuantes, que terão leis próprias e poderão estabelecer parcerias comerciais com outras nações.

Serão ainda cidades amigas do ambiente, construídas com metal e plástico reciclados e materiais naturais como madeira de bambu e fibras de coco.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=G43N6BMW5DHA

Em destaque

Subir