Ciência

Vídeo: Obama antecipa 2030 com humanos a habitar Marte

O ainda Presidente dos EUA sonha em ver o Homem a chegar a Marte. Em 2030, acredita Barack Obama, haverá humanos a habitar o planeta vermelho.

Deus quer, o Homem sonha, Obama manda fazer. Prestes a deixar a Presidência da mais avançada potência espacial (embora os rivais apertem…), Barack Obama quer ver humanos (de preferência, norte-americanos) a habitar Marte em 2030.

Num artigo de opinião, publicado pela CNN, o chefe de Estado dos EUA instou os privados a trabalharem com as agências governamentais (como a NASA) para que a Humanidade possa colonizar o planeta vermelho.

“Uma das minhas primeiras memórias”, argumentou, “é estar sentado aos ombros do meu avô, a acenar com uma bandeira, enquanto os nossos astronautas regressavam ao Havai. Foi anos antes de irmos à Lua, décadas antes de pousarmos um rover em Marte e uma geração antes de aparecerem fotografias tiradas da nossa Estação Espacial Internacional nas nossas redes sociais”.

E era o tempo da Guerra Fria, quando o mundo estava dividido entre duas superpotências. Agora, há agências espaciais de novas potências (União Europeia, China, Índia e Brasil) a trabalhar para o mesmo fim: ir até ao infinito e mais além…

“A corrida ao Espaço não só contribuiu incomensuravelmente para os importantes avanços tecnológicos e médicos, como também inspirou uma nova geração de cientistas e engenheiros que têm o que é preciso para manter a América no topo”, salientou Obama, puxando dos galões da NASA: “Só no último ano, descobriu água corrente em Marte, provas da existência de gelo numa das luas de Júpiter e ainda mapeámos Plutão”.

Mas há espaço, na exploração espacial, para as empresas privadas: “Estou entusiasmado por anunciar que estamos a trabalhar com os nossos parceiros privados para construir novos habitats que possam manter e transportar os nossos astronautas em missões de longa duração no Espaço profundo”.

Missões que, a partir de 2030, terão o planeta vermelho como prioridade: “O próximo capítulo da história dos EUA no Espaço será enviar humanos a Marte na década de 2030 e trazê-los sãos e salvos para a Terra, com a ambição derradeira de, um dia, aí permanecer durante um longo período de tempo”.

Em destaque

Subir