Cultura

Vídeo: O discurso do Óscar pelo ambientalista Leonardo DiCaprio

O triunfo de Leonardo DiCaprio na noite dos Óscares ficou marcado pelo forte discurso ambientalista. O filme que valeu a primeira estatueta dourada ao ator serviu como alerta para os terríveis danos que estamos a infligir ao planeta. “Parem de procrastinar”, exigiu DiCaprio.

“Eu quero dedicar este prémio aos meus colegas, aos meus amigos, à minha família…” O discurso é repetido vezes e vezes sem conta ao longo da noite dos Óscares, mas ontem teve uma ‘emenda’ muito especial por parte do principal vencedor da noite.

Era praticamente certo que Leonardo DiCaprio ‘tinha’ que ganhar o Óscar de melhor ator, uma distinção que muitos consideravam já vir tardia. O antigo ‘Romeu’ que se afundou no ‘Titanic’ foi agora consagrado pelo desempenho em ‘The Revenant: O Renascido’, um dos maiores vencedores da noite.

Porém, graças a DiCaprio, quem mais venceu na noite de ontem foi o nosso planeta. No discurso de aceitação, após o clássico ‘colegas + amigos + família’, o melhor ator de Hollywood aproveitou o grande palco para deixar um alerta sobre os terríveis danos que estamos a infligir à Terra.

“O filme foi sobre as relações humanas com o mundo, um mundo que em 2015 fica para a história como o mais quente da história, a nossa produção teve de ir ao pico mais ao sul deste planeta só para encontrar neve. As mudanças climáticas são reais e estão a acontecer agora. É a ameaça mais urgente que paira sobre a nossa espécie e temos de atuar em conjunto”, avisou Leonardo DiCaprio, recebendo uma ovação.

“Parem de procrastinar, temos de apoiar os líderes mundiais que não falam pelos grandes poluidores e pelas grandes corporações, mas falam pela Humanidade, pelas comunidades indígenas, para os milhões e milhões de desfavorecidos que serão os mais afetados por isto, pelas crianças das nossas crianças, por todos aqueles cujas vozes foram silenciadas pela política e ganância. Não tomem este planeta como garantido, eu não tomo esta noite como garantida. Muito obrigado”, concluiu o melhor ator de Hollywood.

https://www.facebook.com/ellemagazine/videos/10153355727806301/

Em destaque

Subir