Nas Notícias

Vídeo: “Nem um passo atrás!”, gritam estivadores em momento de tensão com a polícia

O protesto dos estivadores na manhã desta quinta-feira, no porto de Setúbal, registou alguns momentos de tensão, com os manifestantes a recusar as ordens policiais, para que desbloqueassem a via de trânsito e permitissem a passagem de um autocarro. “Nem um passo atrás!”, gritaram, perante os agentes da ordem. Veja o vídeo.

Os trabalhadores eventuais do porto de Setúbal, que se recusam a apresentar ao trabalho desde o passado dia 05, estão desde 06:00 à entrada do terminal de embarque de automóveis do porto de Setúbal, em protesto contra o carregamento de um navio com viaturas produzidas na fábrica da Autoeuropa em Palmela.

Dezenas de estivadores que permaneciam sentados no chão a bloquear a passagem do autocarro, sob vigilância atenta da PSP, começaram já a ser retirados, um a um, pelos elementos da polícia, depois de serem inicialmente afastados os que estavam em pé em protesto por um cordão policial.

Mas a ação policial foi tensa. Os estivadores confrontaram a polícia, gritando palavras de ordem.

“Nem um passo atrás!”

O momento foi registado em vídeo e partilhado por alguns deputados do Bloco de Esquerda, entre os quais Joana Mortágua e José Soeiro.

Veja o vídeo:

Agora, em Setúbal.

Publicado por José Soeiro em Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018

Na quarta-feira, a Autoeuropa disse ter recebido garantias do Governo para a realização de um carregamento de automóveis hoje.

De acordo com a empresa, o planeamento do navio, que faz parte das escalas regulares para o porto de Emden, na Alemanha, “teve por base a garantia de uma solução para o embarque de veículos dada pelo Governo e pelo operador logístico”.

Esta posição fez com que os trabalhadores eventuais do porto de Setúbal, em luta por um contrato coletivo de trabalho, agendassem uma concentração para hoje, em protesto contra o carregamento deste navio com estivadores contratados para os substituírem.

Junto ao porto de Setúbal está montado, desde o início da manhã de hoje, um forte dispositivo policial com dezenas de elementos na Unidade Especial de Polícia e da brigada de intervenção rápida da PSP.

Em destaque

Subir