Nas Notícias

Vídeo: Muro de Berlim. Sabemos como caiu, poucos viram imagens da construção

muro berlim construcao 400 Um pouco por todo o mundo, há pedaços do Muro de Berlim, cujo 25.º aniversário da queda se assinala a 9 de novembro. É a ironia do destino: o muro que dividiu a Alemanha dividiu-se. Todos sabemos como caiu, poucos viram imagens da construção. Veja o vídeo.

Em 2014, assinalam-se 25 anos desde a queda do Muro de Berlim, construído pela República Democrática Alemã, separando-a da República Federal da Alemanha, começou a cair a 9 de novembro de 1989, no presságio da reunificação alemã.

O muro, além de dividir a cidade de Berlim em duas partes, representava a separação do mundo em dois blocos.

De um lado, a República Federal da Alemanha (RFA), unida aos países capitalistas, liderados pelos EUA. Do outro, a República Democrática Alemã (RDA), que era apoiava pelos países socialistas que apoiavam o regime totalitário soviético.

Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, o Muro de Berlim estendia-se ao longo de 66,5 quilómetros, tinha 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas e ainda 255 pistas de corrida para cães de guarda, que impediam que a barreira fosse trespassada.

Era patrulhado por militares da RDA, que tinham ordens para matar quem tentassem passar para o lado oposto, o que provocou a morte a 80 pessoas, além de 112 feridos e ainda milhares de prisioneiros, por tentativas de fuga.

Desde que foi edificado e durante a sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro de Berlim impediu todos os movimentos de emigração.

que o governo da RDA anuncia, a 9 de novembro de 1989, que todos os cidadãos da poderiam visitar a RFA e Berlim Ocidental. Estas palavras funcionaram como uma implosão do muro, que começou a cair, pedra a pedra, na histórica reunificação alemã.

Entretanto, o muro que dividiu dividiu-se, com pedaços de pedra a serem transportados para os quatros cantos do mundo. São pedaços de uma história que começou a ser contada em 1961.

Veja um vídeo da Euronews, na rubrica ‘No Comment’, que mostra a construção do Muro de Berlim.

Em destaque

Subir