Mundo

Presa por declarar ser solteira e publicar fotos do casamento

wendy cooper 210 Durante quase dez anos, Wendy Cooper recebeu apoios sociais num valor de 57 mil libras, por ser mãe solteira de três filhos. Em novembro, a britânica publicou no Facebook várias fotos do casamento, que ocorreu em 2004. Foi considerada culpada de fraude e condenada à prisão.

Entre setembro de 2004 e outubro de 2013, o município de Coventry, em Inglaterra, ajudou uma mulher em necessidade. Wendy Cooper, solteira, tinha de cuidar de três filhos menores, o que lhe permitiu candidatar-se a uma renda social e outros apoios.

Só que Cooper casou em setembro de 2004, com Clifford Smith. Os rumores do matrimónio só foram confirmados em novembro do ano passado, quando a própria Wendy Cooper publicou, no Facebook, fotografias da cerimónia e de momentos da vida conjugal, como idas às compras e passeios em família.

As autoridades investigaram e concluíram que, durante quase uma década, a mulher lesou o erário público em mais de 57 mil libras. Neste período, chegou a ter cinco empregos, um dos quais numa estação dos correios gerida pelo próprio município onde solicitava os apoios sociais por falta de rendimentos.

Wendy Cooper, de 44 anos, foi ontem condenada a oito meses de prisão.

“O meu problema é que a falta de dinheiro para os serviços públicos é pública. [A arguida] lesou o erário público em 57 mil libras quando o Serviço Nacional de Saúde está a lutar com a falta de equipamento para salvar a vida das pessoas e quando há enfermeiros com os salários em atraso”, comentou o juiz do processo, Richard Griffith-Jones.

“Você roubou o erário público. Tenho muita pena, mas não posso olhar para o outro lado e ignorar isto. É preciso mandar uma mensagem de que os tribunais estão preparados para enfrentar quem quer roubar o dinheiro que é de todos”, acrescentou o magistrado.

A procuradora Jane Sarginson, da acusação, referiu que houve “nove formulários distintos, ao longo do tempo, em que [Wendy Cooper] referiu mudanças de endereço, mas sempre que tinha de indicar a existência de um parceiro assinalou que era solteira”.

“Estava casada com o senhor Smith, mas mesmo quando entrevistada [pelos inspetores] respondeu que era solteira, argumentando que [o marido] era apenas um grande amigo. Isto quando, no Facebook, se refere a idas às compras com o marido”, reforçou a procuradora.

wendy cooper

Em destaque

Subir