TV

Vídeo mostra imagens raras de um vulcão subantártico em erupção

Poucas são as imagens dos vulcões subantárticos, precisamente por estarem no continente gelado. Agora, uma equipa de cientistas apanhou o momento em que o Big Ben, um vulcão na ilha australiana de Heard, entrou em erupção.

O Big Ben, um dos dois vulcões ativos nos territórios australianos junto à Antártida, fica a mais de 4000 quilómetros de uma povoação humana.

Face a tamanha distância, não admira que sejam muito raras as imagens de vulcões subantárticos em erupção: as poucas que há foram quase todas captadas por satélites.

Mas uma equipa da CSIRO, a agência australiana de investigação científica, estava a explorar o Planalto de Kerguelen, uma elevação da superfície submarina, quando notou algo estranho a acontecer na ilha de Heard.

O Big Ben tinha entrado em erupção, despejando lava sobre as encostas geladas.

“Temos dez geocientistas excitados a bordo do Investigator e o nosso entusiasmo espalhou-se aos restantes 50 colegas”, revelou Mike Coffin, o geofísico que coordena a missão do navio da CSIRO.

“Ver a lama a ser expelida do Mawson Peak e escorrer o flanco do Big Bem por um glaciar é incrível”, acrescentou Jodi Fox, estudante de pós-doutoramento em Ciências da Terra na Universidade da Tasmânia.

Refira-se que Mawson Peak, no Bin Ben, é o pico mais alto (2745) dos territórios australianos a norte da Antártida, elevando-se aos 2745 metros de altitude.

Em destaque

Subir