Nas Notícias

Vídeo: Sousa Veloso, a face do TV Rural, despediu-se com amizade

sousa veloso tv rural 400 Morreu Sousa Veloso, o rosto de TV Rural durante 31 anos. Engenheiro agrónomo, Sousa Veloso era um comunicador nato, que serviu a RTP, num programa em que o apresentador abordava a agricultura e a lavoura. Sousa Veloso contava 88 anos de idade. “Despeço-me com amizade”, dizia sempre, no final de cada programa…

Depois da morte do senhor meteorologia, Anthímio de Azevedo, no passado dia 17 de novembro, a televisão portuguesa perde mais um ícone.

Sousa Veloso morreu nesta quinta-feira, segundo informa a família. O apresentador de TV Rural – um programa que abordava a agricultura e a lavoura – serviu a RTP durante 31 anos.

E foi no ecrã da televisão pública, quando Portugal tinha apenas dois canais, que este engenheiro agrónomo cativou a audiência pela sua perspicácia, simpatia e rara capacidade comunicativa.

TV Rural é um dos programas históricos da RTP. Estreou-se no dia 6 de dezembro de 1960 e transmitia notícias e reportagens de agricultores portugueses, numa altura em que os problemas da agricultura tinham a palavra.

Lucenciado em Agronomia , na Universidade Técnica de Lisboa, Sousa Veloso aceitou um convite do Ministério da Agricultura para apresentar um programa de televisão que tivesse aquele objetivo – dar voz aos agricultores.

E fê-lo de uma forma tão brilhante que TV Rural passou a ser um dos poucos programas televisivos que entraram na galeria dos inesquecíveis.

Recorde TV Rural, num vídeo que mistura o Portugal de tradições com a memória de um apresentador que deixa saudade. É parte da última emissão de TV Rural.

Em destaque

Subir