Nas Notícias

Vídeo: Jovem que comia cabelos acumula no estômago uma bola de quatro quilogramas

bola cabelo 400 Uma jovem asiática de 18 anos, Ayperi Alekseeva, tinha uma massa com quatro quilos de cabelos no estômago e teve de ser operada com sucesso, no hospital de Bishkek, no Quirguistão. Após problemas de desidratação e subnutrição, Ayperi foi submetida a exames médicos, que mostraram a bola de cabelos, entretanto removida. Há outros registos de casos semelhantes de um distúrbio raro, chamado “tricofagia”, ou síndrome de Rapunzel, que se manifesta no hábito de comer fios de cabelo.

Uma jovem asiática tinha uma massa com quatro quilos de cabelos no estômago e foi operada com sucesso, no Quirguistão.

Depois de apresentar um quadro de subnutrição e desidratação, Ayperi Alekseeva foi submetida a exames, que detetaram uma massa de grande volume.

Os médicos daquele hospital submeteram Ayperi a uma intervenção cirúrgica de urgência, graças à qual foi possível remover a massa de cabelos, cujo peso total era um pouco superior a quatro quilogramas.

Ayperi Alekseeva padece de uma doença (tricofagia) que se manifesta pelo hábito de comer cabelos. A jovem comia o próprio cabelo, bem como fios de cabelos que encontrava no chão, ou o próprio pelo dos tapetes.

Chegou a um ponto em que ficou sem espaço no estômago para ‘acomodar’ alimentos. A asiática nem sequer conseguia beber água.

Há outros registos de casos semelhantes deste distúrbio raro – chamado “tricofagia”, ou síndrome de Rapunzel – que se manifesta no hábito de comer o próprio cabelo.

Em 2012, uma equipa de médicos indiana removeu do estômago de uma jovem cerca de 1,8 quilogramas de cabelos, que estavam alojados no estômago. A cirurgia teve lugar no hospital Maharaja Yeshwantrao, em Indore, na Índia.

Tal como Ayperi Alekseeva, a jovem também apresentava um quadro de dificuldade em ingerir alimentos ou líquidos, até que foi submetida a exames médicos, onde foi detetada uma massa no estômago. A operação permitiu perceber que se tratava de um monte fios de cabelos.

A rapariga, estudante, comia cabelos durante as aulas, vício que, durante anos, provocou problemas gastrointestinais. Na verdade, a jovem padece de tricofagia, uma doença rara, que se manifesta num impulsos de comer fios de cabelo.

Algumas pessoas enrolam os fios no dedo, para depois puxá-los. Nos casos mais graves, ficam calvas ou com grandes falhas no couro cabeludo. Noutros casos extremos, como Ayperi Alekseeva, criam verdadeiras almofadas de cabelo no estômago.

Há ainda outro caso registado nos EUA, em 2007, em tudo smeelhante aos anteriores, mas mais grave: uma jovem norte-americana tinha uma massa de 4,5 quilogramas de cabelos, que ocupava quase totalmente o seu estômago.

https://www.youtube.com/watch?v=trvVfE8hMjM

Em destaque

Subir