Ciência

Vídeo: Japão lança quatro satélites para melhorar localização por GPS

Se dentro de dias lhe parecer que o GPS está a responder mais rápido… lembre-se desta notícia. O Japão lançou hoje quatro satélites para melhorar o sistema de geolocalização mais utilizado a nível mundial.

Na manhã de hoje (mais oito horas em Portugal continental), a agência de exploração aeroespacial do Japão (JAXA) lançou o foguete H-2A, a partir do Centro Espacial de Tanegashima, para colocar em órbita o Michibiki 2, um sistema de quatro satélites.

“Por volta das 9h46, menos de 30 minutos após o lançamento, o Michibiki alcançou a altitude de 275 quilómetros e o lançamento foi bem-sucedido”, anunciou a JAXA, em comunicado.

Os quatro satélites do Michibiki (que, numa tradução livre, significa ‘orientação’) recolhem dados de aparelhos móveis (como smartphones e tablets) com o GPS ligado, reforçando o sistema de geolocalização e permitindo, quando consultado, o GPS dê respostas mais rápidas e mais fiáveis.

O objetivo do Japão é reduzir a dependência dos EUA, que detém a propriedade do sistema GPS.

De acordo com os especialistas, a conjugação dos sistemas GPS e o Michibiki vai permitir reduzir a margem de erro, atualmente em cerca de dez metros, para centímetros.

A agência noticiosa NHK lembrou que o primeiro satélite japonês de posicionamento global foi lançado há sete anos.

Ainda este ano, a JAXA conta colocar em órbita mais três satélites.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=KX1NXKWMNK1U

Em destaque

Subir