Nas Notícias

Vídeo: Já bebeu cola com sabor a alho?

jats takkola No Japão, o refrigerante do momento é a cola com sabor a alho. A ‘Jats Takkola’ é produzida em Aomori, a cidade conhecida como a capital do alho, e junta-se a outros produtos que tentam replicar o memso sabor, como cerveja e gelado.

Escrever que há uma nova moda no Japão começa a ser redundante, mas tem de ser: há uma nova moda no Japão…

Os mais jovens, em particular os adolescentes, estão apaixonados por uma cola. Não é pela Coca, nem pela Pepsi: é pela ‘Jats Takkola’.

O refrigerante exige um protocolo: não pode ser bebido às goladas, nem apenas provado. É preciso inclinar a garrafa num determinado ângulo para que o sabor das duas plantas (a cola dos refrigerantes vem da noz-de-cola) se entranhe mutuamente.

Os anúncios explicam que a bebida surgiu como um refrigerante levemente ‘temperado’, mas não tardou a surgiu quem usasse a novidade para outros fins, como… para temperar carnes e até para dar outro sabor às sopas.

A ‘Jats Takkola’ é produzida em Aomori, a cidade conhecida como a capital do alho e que todos os anos, em julho, é palco de verdadeiras romarias para se assistir à colheita da planta. É a mesma localidade que viu nascer outros produtos (aparentemente) improváveis, como o gelado de alho e a cerveja de alho.

Uma das curiosidades deste refrigerante é que o nome não faz qualquer menção explícita ao alho. No dialeto usado em Aomori, “Jats” é também um som que expressa surpresa, como a surpresa de quem bebe uma cola e sente o sabor a uma outra planta.

Estar na moda tem um preço: uma caixa de 24 garrafas pode custar cerca de 50 euros.

Em destaque

Subir