Tecnologia

Vídeo: Instituto japonês cria cadeira de rodas capaz de passar obstáculos

cadeira rodas obstaculo 1Máquina é capaz de, por exemplo, subir alguns degraus. Equipa de desenvolvimento está a preparar um novo e melhorado protótipo. Testes com pessoas com dificuldades motoras vão começar em breve.

Uma equipa do Instituto Tecnológico de Chiba, no Japão, acaba de apresentar aquele que é o primeiro protótipo de um cadeira de rodas, que se pode vir a tornar revolucionária para quem tem deficiência motora.

Para já sem qualquer nome, esta cadeira tem quatro rodas motrizes, e um conjunto de eixos que permite que a mesma faça movimentos idênticos às pernas de um humano. Quanto ao utilizador, apenas terá de controlar tudo a partir de um comando bastante fácil de manusear.

No exemplo já disponibilizado pelos investigadores japoneses, pode ver-se a cadeira de rodas a passar obstáculos como degraus.

Segundo a equipa de desenvolvimento, o acento do utilizador move-se em dois eixos para assegurar toda a sua segurança, ou seja, à medida que a cadeira vai ultrapassando o obstáculo, a pessoa mantém-se sentada na mesma posição. Esta invenção é ainda capaz de fornecer dados importantes ao utilizador, como a distância de onde se encontra até determinada zona que queira passar.

Para já, não passa de um protótipo mas os investigadores japoneses esperam que no futuro o aparelho possa ser comercializado no mercado da saúde. Entretanto, está já em desenvolvimento uma evolução da cadeira, mais melhorada e ainda mais segura.

Brevemente, os responsáveis do Instituto Tecnológico de Chiba vão iniciar os testes com pessoas afetadas por deficiências motoras.

Veja o vídeo dos testes já realizados pela equipa:
https://www.youtube.com/watch?v=t2SHKyq5yCU

Em destaque

Subir