Nas Notícias

Vídeo: Foguete passa teste e abre a porta do Espaço a astronautas da Índia

GSLV MK III A Índia já pode colocar astronautas no Espaço. A potência asiática testou o GSLV MK-III, o maior foguete espacial concebido no país e que dispõe de um módulo para astronautas. Para já, o GSLV MK-III vai servir para levar os satélites mais pesados.

A quarta potência espacial a colocar uma sonda em Marte (a Mangalyaan) tem agora um foguete espacial capaz de levar uma tripulação.

Entre ontem e hoje, a Índia testou com sucesso o GSLV MK-III: com 630 toneladas e 42,4 metros de comprimento, é o maior foguete espacial construído no país.

O GSLV foi lançado a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, e o módulo capaz de albergar uma tripulação “caiu de maneira segura na baía de Bengala, perto das ilhas Andamão e Nicobar”, de acordo com um comunicado da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (IRSO, na sigla internacional).

O teste realizado entre ontem e hoje visava apurar a segurança do módulo para voo tripulado, descrito como “um pequeno quarto” com capacidade para “dois ou três” astronautas, em especial durante a reentrada na Terra e na aterragem.

O GSLV MK-III passou também no teste da capacidade de carga, permitindo à Índia colocar em órbita os satélites mais pesados.

“É um dia muito significativo na história espacial da Índia”, afirmou K Radhakrishnan, o presidente da IRSO, citada pela NDTV.

As autoridades políticas não perderam tempo a aproveitar o balanço positivo da missão, isto depois da Índia já ter superado os vizinhos China e Japão na corrida a Marte: a par dos indianos, só EUA, Rússia e União Europeia conseguiram colocar uma sonda em solo marciano.

“O bem-sucedido lançamento do GSLV MK-III é outro triunfo do brilhantismo e dos duros esforços de nossos cientistas. Parabéns pelos vossos esforços”, afirmou o primeiro-ministro, Narendra Modi.

https://www.youtube.com/watch?v=va3avnYhaEY

Em destaque

Subir