Projeto da japonesa Hitachi fica pronto em 2016. O elevador mais rápido do mundo atinge 72 quilómetros/hora de velocidade máxima e será colocado num prédio de Guangzhou, na China. A 1200 metros por minuto, este elevador escalará o arranha-céus com 95 andares em apenas 43 segundos.
Um arranha-céus de Guangzhou vai receber o elevador mais rápido do mundo, fabricado pela Hitachi, multinacional japonesa que criou um mecanismo capaz de aumentar a velocidade e, ao mesmo tempo, o conforto dos ‘passageiros’.
A uma velocidade de 1200 metros por minuto, este elevador da empresa de tecnologia do Japão ‘escalará’ aquele arranha-céus chinês (com 95 andares) em apenas 43 segundos.
O elevador da Hitachi – que estará colocado no prédio de Guangzhou em 2016 –, atingirá uma velocidade máxima de 72 quilómetros por hora, o que o transforma no elevador com maior rapidez do mundo.
Será naquele ano que construção do arranha-céus ficará concluída, mas não é necessário esperar dois anos para ver o elevador da Hitachi a funcionar, já que a multinacional instalará dois protótipos num edifício chinês, com 111 andares e 530 metros de altura.
Este novo elevador vai relegar para segundo lugar aquele que é, atualmente, o mais rápido do mundo, que está instalado num prédio de Taiwan, ‘voando’ a uma velocidade de 60,6 quilómetros por hora. A máquina da Hitachi atingirá uma velocidade cerca de 25 por cento superior.
Mas não é apenas pela velocidade que o elevador se destaca. Também vai apresentar avanços no que diz respeito à segurança e ao conforto, com poucos ruídos e quase nenhuma vibração.
Tudo graças a tecnologias inovadoras, mesmo na China, que domina o mercado destes equipamentos, em virtude do elevado número de arranha-céus.
Hitachi, Toshiba e Mitsubishi Electric são os grandes operadores neste mercado, não apenas em território chinês.
Veja uma reportagem sobre o elevador: