Nas Notícias

Vídeo: Elena Serova, a primeira cosmonauta da Rússia a viver na ISS

elena serova Pela primeira vez no século XXI, a Rússia vai colocar uma mulher no Espaço. Elena Serova acompanha o cosmonauta russo Samokutiaev e o astronauta Wilmore (EUA) na próxima missão na Estação Espacial Internacional, onde vão viver durante 168 dias.

Pela primeira vez, a Rússia colocou uma mulher na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional). Elena Serova, de 38 anos, é ainda a primeira russa no Espaço neste século, sucedendo à missão de Kondakova em 1997.

A cosmonauta integra o trio que, a partir de hoje, cumpre uma missão de 168 dias na ISS. No mesmo vaivém que levou Serova, a nave russa Soyuz-TMA14M, seguiram o cosmonauta russo Alexander Samokutiaev e o astronauta norte-americano Barry Wilmore.

Na ISS continuam o comandante da estação, o russo Maxim Surayev, a norte-americana Reid Wiseman e o alemão Alexander Gerst.

A viagem da Soyuz demorou cerca de seis horas, tendo partido ontem à noite do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

A missão de Elena Serova surge 51 anos depois da Rússia ter colocado uma mulher no Espaço. A pioneira foi a então soviética Valentina Tereshkova, num feito realizado a 16 de junho de 1963.

Seguiu-se Svetlana Savitskaia, com missões em 1982 e 1984.

Em destaque

Subir