Nas Notícias

Vídeo: Descoberto um dinossauro que faz do T-Rex uma miniatura

dinossauro dreath 400 É um dinossauro, que foi batizado com o nome ‘Dreadnoughtus schrani’. Pesava 65 toneladas, era sete vezes maior do que o Tyrannosaurus Rex e viveu há 77 milhões de anos, na Patagónia, Argentina. Uma equipa de paleontólogos da Universidade de Drexel (EUA) anunciou a descoberta do maior animal terrestre que habitou no planeta. Veja o vídeo.

A história da paleontologia vai ter de ser reescrita, com a descoberta de uma equipa de cientistas da Universidade de Drexel, de Filadélfia, Estados Unidos, que acaba de apresentar ao mundo o esqueleto de um animal pré-histórico: o ‘Dreadnoughtus schrani’.

É um dinossauro gigantesco, que tinha cerca de 26 metros de comprimento, pesava 65 toneladas e viveu há cerca de 77 milhões de anos. Aos olhos do Dreadnoughtus, o Tyrannosaurus Rex era praticamente uma miniatura…

“Este dinossauro pesaria o mesmo que 12 elefantes africanos e sete T-Rex. Surpreendentemente, as provas fósseis encontradas mostram que estes dinossauros desapareceram antes de se terem desenvolvido por completo. É o melhor ser que encontramos, de todas as espécies gigantes habitaram a Terra”, salienta , afirma Kenneth Lacovara, líder da equipa de investigação, em declarações ao New York Times.

O ‘novo’ dinossauro é argentino, vivia na Patagónia, e figura assim na lista dos maiores dinossauros do planeta, segundo realça um estudo publicado na revista Nature.

Os cientistas encontraram um esqueleto do animal, quase completo: 70 por cento dos ossos em bom estado de conservação. O achado arqueológico resulta de escavações que estavam a ser feitas precisamente ao sul da Patagónia, na Argentina.

É o conjunto de fósseis mais completo alguma vez encontrado, no caso de um dinossauro com esta dimensão.

Mais de 45 por cento dos ossos estavam intactos, entre os quais um fémur com 1,80 metros. Só a cabeça não foi encontrada na sua totalidade.

Com esta descoberta, os paleontólogos acreditam que estão perante uma enorme oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a anatomia dos animais pré-históricos, sobretudo dos maiores seres vivos que habitaram o Planeta Azul.

O esqueleto do ‘Dreadnoughtus schrani’ foi descoberto em 2005 e foi totalmente escavado em quatro anos. Depois, viajou de navio para Filadélfia, onde permanece, em trabalhos de investigação. Regressa às origens dentro de um ano.

Em destaque

Subir