Nas Notícias

Vídeo: Ciclista de ‘pele e osso’ devido a síndrome rara que o impede de reter gordura

ciclista magrohttps://www.youtube.com/watch?v=NT0t7u7WEfY Tom Staniford, um ciclista britânico de 23 anos, padece de uma síndrome muito rara, que o impede de reter a gordura no corpo. Esta doença, diagnosticada na Universidade de Exeter, no Reino Unido, manifesta-se por uma falsa informação que o cérebro recebe, dada a partir de um corpo que ‘diz’ ao cérebro que é obeso.

Um ciclista inglês padece de uma doença extremamente rara – há apenas oito casos diagnosticados em todo o mundo – chamada “MDP”, que torna o corpo incapaz de armazenar a gordura sob a pele. A doença revela na aparência de Tom Staniford, que tem o aspeto de uma pessoa com anorexia: extremamente magro e mais vulnerável a problemas de saúde.

Este ciclista britânico nasceu com o peso normal, mas ao longo da sua vida foi perdendo a gordura do corpo. Devido a um problema genético, o corpo transmite ao cérebro a ideia de que a pessoa é obesa, o que conduz a este desvio. Por outro lado, Tom tem apenas 40 por cento dos músculos.

Andrew Hattersley, professor da Universidade da Faculdade de Medicina de Exeter, trabalha com Tom há diversos anos, tentando compreender e controlar a síndrome. Ao lado de outras pessoas com a mesma doença, conduziu uma pesquisa internacional, que envolveu investigadores do Reino Unido, EUA e Índia.

Uma vez que a síndrome é rara, foi possível perceber à partida que nenhum dos pacientes tem antecedentes familiares de condição semelhante. Assim, os investigadores estudaram mutações genéticas individuais do ADN.

Foram comparados os genomas dos pacientes e familiares, além de ter sido mapeado o ADN dos pacientes. E verificaram que um único ácido aminado não estava numa enzima crucial.

Desta forma, os investigadores de Exeter conseguiram identificar a patologia deste ciclista, que deixa Tom Staniford mais exposto a problemas físicos. Como se trata de um atleta – e de um ciclista, sujeito a quedas – Tom enfrenta riscos acrescidos de problemas de fraturas ósseas.

Não obstante as limitações físicas que enfrenta, o britânico foi campeão britânico de paraciclismo, há dois anos. A sua meta é qualificar-se para os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, sendo que desenvolve treinos intensos e difíceis para marcar presença entre a elite.

Em destaque

Subir