Nas Notícias

Vídeo: Carcaça de peixe recolhida nos EUA mede ‘apenas’ 5,5 metros

regalecoregaleco bigA carcaça de um regaleco, com 5,5 metros de comprimento, foi recolhida numa praia da Califónia, nos EUA. Foram necessárias 15 pessoas para trazer até terra este peixe das profundezas que é o ‘pai’ do mito da serpente gigante dos mares.

A carcaça de um peixe foi recolhida nos EUA e impressiona pela dimensão: 5,5 metros de comprimento. Este ‘monstro’ das profundezas foi avistado por Jasmine Santana, instrutora de ciências marinhas no Instituto Marinho da Ilha de Catalina (CIMI, na sigla internacional), a cerca de 100 metros de uma praia na costa da Califórnia

Como sozinha não conseguia trazer o cadáver até à praia, Santana pediu ajuda para resgatar o regaleco ou peixe-remo (‘Regalecus glesne). Ao todo, foram precisas 15 pessoas, pois o bicho pesava ‘apenas’ 136 quilos. “Nunca tínhamos visto um tão grande! O último peixe-remo que vimos media cerca de 91 centímetros”, salientou Mark Waddington, capitão de um barco de treino do CIMI.

O peixe terá morrido de causas naturais, avançam os especialistas. O regaleco, capaz de mergulhar até aos 900 metros de profundidade, raramente é avistado, pelo que a carcaça poderá ajudar os cientistas a esclarecer muitas dúvidas. Algumas amostras de tecido já foram enviadas para a Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.

Os biólogos vão enterrar o cadáver na praia para que seja decomposto. O esqueleto será depois retirado e reconstruído para ficar em exposição. Trata-se, segundo o CIMI, do maior peixe com espinha do mundo. Como pode atingir os 15 metros de comprimento, o regaleco é considerado o ‘pai’ do mito da serpente gigante dos mares, que durante séculos aterrorizava marinheiros e pescadores.

https://www.youtube.com/watch?v=1AX3sGAM_3c

Em destaque

Subir