Nas Notícias

Vídeo: Atleta acaba maratona a gatinhar e conquista medalha de bronze

atleta gatinha 400 Para Hyvon Ngetich recordar para sempre. A atleta concluiu a maratona de Austin, nos EUA, literalmente de gatas. Veja o vídeo. Dominada pelo cansaço, a queniana recebeu todo o tipo de ajuda. Mas rejeitou. Foi de gatas que percorreu os derradeiros metros da maratona e cortou a meta, mas viria a levantar-se para receber, no pódio, a medalha mais difícil da sua carreira.

A maratona norte-americana de Austin, nos Estados Unidos, terminou da forma mais insólita, com uma atleta a terminar a corrida com os joelhos no chão, de gatas, até cortar a linha de meta.

Hyvon Ngetich, atleta queniana de 29 anos, conta que começou a sentir-se cansada depois de ter percorrido cerca de 37 quilómetros da maratona. Ainda restavam pouco mais de cinco para atravessar a linha de meta.

Tentou aguentar até ao fim, mas deixou de conseguir, sequer, caminhar. Restava desistir, ou… gatinhar. E como desistir não estava nos planos da corredora queniana, restou a segunda opção.

O problema é que restavam 400 metros para terminar a maratona e gatinhar ao longo de tamanha distância parecia tarefa ainda mais difícil do que correr mais de 40 quilómetros.

Certo é que Hyvon Ngetich rejeitou todas as ‘propostas’ que lhe foram sendo apresentadas, sobretudo a mais sensata: desistir, ser transportada para uma cadeira de rodas e acompanhada por médicos.

A queniana rejeitou e prosseguiu, com os joelhos no chão. Terminou a prova e até conquistou uma medalha. Não foi de ouro, não foi de prata, mas o bronze é mais do que merecido.

Foi com certeza a mais difícil medalha da carreira de Hyvon Ngetich. É um exemplo de persistência, um esforço olímpico que deixou para segundo plano as duas concorrentes que terminaram à sua frente.

Ngetich conta que até a memória perdeu, em virtude do cansaço. Revela à BBC e ao The Huffington Post que não se recordava de nada.

“Não me recordo do que sucedeu. As minha memória parou. E só me lembro de estar num centro médico onde me prestaram assistência. Aí, contavam-me que tinha terminado a prova”, disse.

Veja o vídeo mais marcante da maratona de Austin:

Em destaque

Subir